JornalCana

Porto de Santos tem crescimento de 3,45% no primeiro bimestre

O aumento de 8,94% das importações brasileiras foi preponderante para o resultado positivo do Porto de Santos em fevereiro. O movimento de cargas no mês cresceu 3,45%, comparado ao mesmo mês de 2005, registrando a maior marca para o mês com 5.246.124 toneladas movimentadas. As cargas exportadas cresceram um pouco mais de 1%.

Os resultados positivos de fevereiro se deram pelo aumento das operações de carga geral que registraram alta de 15,6% na carga solta e 14,7% na conteinerizada. Com isso, o porto registrou crescimento nos valores comerciais das exportações que foi de 19,51%, superando o crescimento brasileiro de 18,42% no mesmo período. Embora o volume físico exportado tenha sido menor, o valor comercial cresceu porque os produtos, em sua maioria, são manufaturados e apresentam maior valor agregado. As exportações atingiram US$ 4,9 bilhões no primeiro bimestre.

Entretanto, mesmo com esse resultado, o movimento geral de cargas no bimestre registrou queda de 1,31% quando comparado ao mesmo período de 2005. Essa queda se deve aos baixos números registrados em janeiro desse ano e ao decréscimo de 5,47% das exportações nesse primeiro bimestre. As importações, no entanto, tiveram um crescimento de 7,11% no bimestre, o que influenciou o crescimento geral.

Levantamento divulgado ontem pelo Porto de Santos mostra que dos principais produtos exportados pelo porto, apenas sucos cítricos, álcool e café tiveram alta no período. As mercadorias com maior movimentação física como açúcar e complexo soja apresentaram decréscimo de 17,77% e 46,11% respectivamente.

A participação de exportações do Porto de Santos no total exportado pelo Brasil passou de 26,8% em 2005 para 27,4% em 2006. Já as importações cresceram 7,4% em valor comercial, registrando no bimestre US$ 2,9 bilhões.

Infra-estrutura

A expectativa da administração portuária é que finalização das obras do trecho sul do Rodoanel aumente o fluxo de caminhões em direção ao Porto de Santos. Para isso, já estão sendo realizadas obras de melhoras na infra-estrutura do porto, para atender melhor a demanda. Existe inclusive um projeto que prevê obras de melhoria do sistema viário que circunda o porto, como a ampliação da Avenida Perimetral. Além disso, estão sendo construídos pátios de triagem para desafogar a chegada dos caminhões nas docas e assim evitar o congestionamento do sistema com grandes filas de espera.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram