JornalCana

Porto de Paranaguá mantém proibição aos transgênicos

O embarque de soja transgênica no Porto de Paranaguá (Paraná) continua proibido, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada no final da tarde da última quarta-feira, de suspender a lei paranaense dos transgênicos. O plantio também não está mais proibido no Paraná com a decisão do STF, que decidiu por unanimidade tornar sem efeito a lei sancionada pelo governador Roberto Requião no fim do mês de outubro. A lei proibia o cultivo, manipulação, importação, exportação, industrialização, comercialização e financiamento rural de produtos geneticamente modificados.

Ontem, o governador Requião reagiu à decisão do STF, advertindo que “o objetivo da Lei dos Transgênicos é a proteção da vida e saúde do homem, dos animais e das plantas, bem como do meio ambiente, além da defesa dos interesses econômicos do Estado e do mercado produtor, já que a soja não-transgênica é universalmente aceita em todos os mercados”. Ainda assim, confirmou a proibição de embarques de soja transgênica no Porto de Paranaguá.

O governador anunciou que vai cumprir a medida provisória do Governo Federal, explicando que, no caso do Porto de Paranaguá, a proibição do embarque de transgênicos garante que o Porto não misture soja contaminada com a soja pura. “Sendo assim, a exportação continua proibida, e nós não temos shiploader para exportar transgênicos, enquanto a medida provisória garante que não haja essa mistura de soja transgênica com o produto puro”, explicou o governador. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram