JornalCana

Por safra mais produtiva grupos e usinas do Nordeste serão premiados

MasterCana Nordeste também destacará personalidades, entidades e fornecedores que colaboraram com alta de 11% na moagem da safra 2019/20

Cerimônia de edição anterior do MasterCana Nordeste (Foto: Arquivo)

Castigadas por estiagem severa nos últimos anos, as áreas canavieiras da região Nordeste estão mais produtivas, o que também rendeu aumento na moagem. Informações da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que a produção de cana-de-açúcar obteve retomada e os grupos e usinas da região investiram quase R$ 200 milhões em melhorias para ampliar a eficiência industrial.

A Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (Novabio) estima alta de 11% na moagem da safra 2019/20. Segundo a entidade, as unidades devem encerrar o ciclo com 49 milhões de toneladas de cana. Se confirmado, o montante supera em 5 milhões de toneladas o total de matéria-prima processado no período anterior.

Robério: choveu na época certa

O clima foi fundamental para a recuperação e trouxe otimismo a entidades como o Sindaçúcar-AL. “Choveu na época certa, quando a planta estava em fase de crescimento”, diz Pedro Robério Nogueira, presidente do sindicato. As 19 unidades produtoras alagoanas, segundo ele, se preparam para processar 20 milhões de toneladas de cana. A projeção supera em 3,5 milhões de toneladas o total moído na temporada anterior. Também representa alta de 6,5 milhões de tonelada sobre a moagem da safra 17/18.

O Estado de Pernambuco acompanha a retomada. “Devemos moer até 13 milhões de toneladas, contra 11,4 milhões da safra anterior”, estima Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE e da Novabio. Segundo ele, as unidades de Pernambuco deverão ampliar a moagem para 15 milhões de toneladas nas próximas duas ou três safras.

Renato Cunha: moagem pernambucana será maior

Retomada rende prêmio

Baseado neste aumento significativo na eficiência produtiva agrícola e industrial, os principais grupos, usinas e entidades responsáveis por essa retomada serão reconhecidos na noite de 6 de fevereiro durante o Prêmio MasterCana Nordeste 2019/20. Com apenas 200 convidados VIPs, o jantar e cerimônia de premiação será realizado na prestigiada Spettus Steak House, em Boa Viagem, Recife (PE).

Saiba como participar, clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram