JornalCana

Por que a Usina Guaíra sempre obtém alta produtividade no canavial

Diretor agrícola da usina atribui a redução de custo como uma das respostas

Colheita mecanizada com alta produtividade no canavial – Arquivo/JornalCana

A Usina Açucareira Guaíra, localizada no interior paulista, acostumou-se nas últimas safras a obter alta produtividade no canavial. Neste ano, por exemplo, até o mês de junho, a usina de cana já contava com ATR acumulado de 134,7 (kg/ton). Com isso a unidade produtora se destacou diante das demais usinas da região de Ribeirão Preto/SP participantes do benchmarking CTC, com 10,9 (kg/ton). Número maior que a média da região.

Do mesmo modo em relação à média de TAH das usinas da região a companhia ficou 1,1 toneladas de açúcar/ha acima. Ao passo que isso representa uma produção de 22 sacas de açúcar/ha maior. Nesse sentido, o desempenho foi dado como excelente, considerando o estágio médio de 4,3 anos.

SAIBA MAIS > Confira as dicas da Cerradinho Bio para obter alta produtividade no canavial

Além disso, no quesito produtividade, a média acumulada é de 102,2 ton/ha. Esse número projeta a usina com 17,5 ton/ha a mais que as demais usinas da região Centro-sul. Assim também, 15,2 ton/ha a mais que as unidades do Estado de São Paulo e 0,5 ton/ha a mais que as usinas da região de Ribeirão Preto (SP). Da mesma forma a produtividade também foi destaque por estágio de corte acima da região Centro-Sul e região de Ribeirão Preto (SP), nas áreas de 2º a 10º corte, com média de 100,00 ton/ha.

Mas por que a Guaíra sempre obtém alta produtividade no canavial?

Antes de mais nada por causa da experiência. A Açucareira Guaíra conta com uma equipe agrícola bem eficiente, adjetivo que se justifica pelos bons resultados das últimas safras. Essa equipe é comandada pelo experiente diretor agrícola Gustavo Villa Gomes. Ele como premissa para o sucesso o planejamento estratégico. Ao passo que adota essas estratégias para alcançar alta produtividade agrícola começando pelo preparo de solo até a entrega da cana-de-açúcar no parque industrial.

Gomes, da Usina Guaíra: alta produtividade agrícola vem de redução de custo e comprometimento pessoal

De acordo com Gomes, a Guaíra, que tem colheita 100% mecanizada, utiliza basicamente tratos culturais, adubação, manejo de pragas, herbicidas e maturadores no processo agrícola. Assim consegue obter alta produtividade no canavial. Mas, outros dois critérios são destacados por ele para o bom desempenho: redução de custo e comprometimento pessoal. “Redução de custo para nós é produtividade”, enfatiza Gomes.

Diretor agrícola mostra detalhes ainda não revelados sobre como obter alta produtividade no canavial

O diretor agrícola da Guaíra, apresentou mais detalhes sobre a execução do processo agrícola de alta produtividade no canavial durante evento online. Além dele, estiveram presentes Daine Frangiosi, produtor rural e diretor presidente da CanaCampo, Hermes Arantes, diretor agrícola da Bevap Bioenergia e Luiz Fernando Almeida, supervisor de Planejamento e Controle Agrícola, da Cerradinho Bio.

Conheça todos esses conceitos em detalhes

Esses quatro especialistas apresentaram todos esses conceitos, muito bem detalhes durante o Webinar JornalCana – Usina de Alta Performance Agrícola. Assista abaixo na íntegra a apresentação dos cases apresentados.

Este Webinar contou com o patrocínio das empresas:

HB Saúde — Humanização e Tecnologia em Saúde

Telog — Soluções logísticas integradas!

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram