JornalCana

Ponte entregue por Usina Coruripe e governo de MG transforma realidade da região

A PPP – Parceria Público-Privada, entre a Usina Coruripe, de Campo Florido (MG) e o governo do Estado, inaugurou na última segunda, dia 18, a ponte de São Francisco, que vai permitir o início da obra de asfaltamento da estrada que sai de Pirajuba e vai até o acesso à Fazenda Boa Vista, distante cerca de seis quilômetros da sede do município.

Este trecho de asfalto, no qual está incluída a ponte, terá 6,10 quilômetros e faz parte de um conjunto de obras que inclui ainda a ligação de Pirajuba ao entroncamento com a MG-427 num trecho de 25,06 quilômetros, o contorno entre Pirajuba e a entrada da MGC-455 com 3,8 quilômetros e ainda o contorno de Campo Florido, que terá 7,6 quilômetros.

Segundo Rui Nogueira Ramos, gerente geral da Coruripe, todas essas obras totalizam 45 quilômetros e investimento aproximado de R$ 40 milhões. “A obra facilitará escoamento de toda a produção da região”, enfatiza.

Para o gerente da empresa, estas intervenções terão grande valor para o desenvolvimento dos municípios na região de Pirajuba e Frutal. “Será uma nova realidade e agora esta região tem tudo para se desenvolver de uma forma incrível. Esta união dos prefeitos com os deputados, sem revanchismo político, mostra que agora estamos em uma nova realidade, pois os novos prefeitos estão conseguindo resultados importantes.”

A ação da usina, segundo Rui Ramos, entra ainda nos setores de administração e desenvolvimento da infraestrutura local, pois a empresa, ao gerar empregos, cria o desenvolvimento, mas traz déficits de habitação, saúde, educação e em outros setores. Ele aponta que, por isso é que a Coruripe também trabalha para diminuir os déficits de habitação e de serviços que devem ser oferecidos à população local e aos que vêm para trabalhar na região.

A continuidade do asfaltamento da ponte de São Francisco até Frutal, num trecho de 19 quilômetros, não depende da parceria da Usina Coruripe com o estado, mas, segundo Rui Ramos, é compromisso dos deputados Narcio e Zé Maia com recursos do estado. “O governador espera que haja recursos para esta obra e isso possa ser licitado até o final desse ano para concluir até 2012 a ligação entre Frutal e Pirajuba. Há uma promessa do governador, de que o primeiro recurso que sobrar será para essa obra aqui. Todos devem cobrar isso e a imprensa sempre deve tocar no assunto e não deixar esquecer.”

A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges, que esteve presente à inauguração da ponte, acredita que esse benefício, que era um desejo de muitos anos e passou por diversos governos sem ser realizado, será o ponto de partida para concretizar, em 2012, a ligação de Frutal a Pirajuba.

O prefeito Marcos César Brunozzi, de Pirajuba, assinalou que a inauguração é um marco histórico pra o desenvolvimento de Pirajuba, que era isolada de Frutal e Planura, além do estado de São Paulo e agora deverá ganhar ligação com vários municípios e o estado vizinho. “Esse é o início de uma série de obras que vão nascer da PPP entre a Coruripe e o estado. Eu nunca conheci uma empresa que participasse tão ativamente dos problemas da comunidade onde ela atua.”

O prefeito de Pirajuba destacou que a usina é a referência no estado e no país com relação às parcerias público-privadas e que a obra é estruturadora. “Toda a região será beneficiada com essas obras de infraestrutura, existe apoio dos deputados e essa obra é um divisor de águas, vai mudar a história de Pirajuba, que é uma cidade que cresce numa taxa de 10 a 12 % ao ano, sendo, segundo o Censo, a cidade que mais cresceu nos últimos seis anos.”

Zé Maia, deputado, que foi um dos autores da concretização desta parceria governo/usina e representou o secretário Narcio neste evento, destacou em especial, o sucesso da iniciativa. “Não há relato de parceria entre a iniciativa privada e o setor público no Brasil que tenha trazido tantos resultados como os que a Usina Coruripe vem trazendo. Essa parceria está transformando a nossa região, com muitos trechos sendo estruturados pela Usina Coruripe e pelo estado, que traz a infraestrutura tão importante para o desenvolvimento da região. Nós precisamos aqui de muitas coisas, mas o fundamental é a estrutura, que gera desenvolvimento, escoamento da produção. E uma região tão produtiva, deve ter obras como essa, para vermos como era antes e como será agora”, explica.

O prefeito de Uberaba, Anderson Adauto Pereira, que foi autor da Lei Federal que estabeleceu as parcerias entre as empresas e o estado, esteve presente e destacou o que chamou de iniciativa vitoriosa que vai beneficiar toda a região. “A obra vai transformar o setor e beneficiar não somente a região vizinha, mas também as cidades maiores, como Uberaba e Uberlândia. Quando toda essa estrutura estiver concluída, toda essa região vai viver uma nova realidade, no transporte, escoamento da produção e na ligação mais rápida e segura, proporcionando um desenvolvimento que esta região ainda não conhece”, diz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram