JornalCana

Políticas públicas estimulam crescimento da bioeletricidade na Colômbia

2013-10-09-Biomassa-Palha-Usina-Etanol-2G-Beta-Renawables-Crescentino-Italia-35Até 2018 o país deverá estar cogerando 360 MW

 

 

A capacidade instalada de cogeração de energia elétrica a partir da biomassa na Colômbia cresceu quase 90%  em apenas cinco anos.  Passou de 114 MW para 215 MW e deverá chegar a 360 MW até 2018.  Os dados são da Asocaña (Associação dos Cultivadores de cana da Colômbia) .

Segundo estudo da associação, a ampliação dessa capacidade tem ocorrido devido a dois fatores importantes:

investimentos em equipamentos (novas caldeiras ou potencialização das existentes e melhor aproveitamento do vapor) e as políticas públicas que estimulam a produção de bioeletricidade.

Em 2014, entrou em vigor no país uma lei por meio da qual foi regulada a integração das energias renováveis no Sistema Energético Nacional. Com essa lei, foi instalado o Programa de Uso Racional e Eficiente de Energia e Fontes Não Convencionais, o Proure, que prevê incentivos tributários em renda e em redução de impostos para projetos de eficiência energética no setor industrial. Quem atender às exigências do programa tem isenção de impostos ao importar equipamentos sem similares na Colômbia. E quem produzir eletricidade a partir de fontes renováveis, como o bagaço, tem direito a programa de depreciação acelerada, pelo qual há investimento em projetos de prevenção.

Leia mais:Colômbia inaugura maior destilaria do país

Atualmente no país são processadas cerca de 24 milhões de toneladas de cana por ano, que resultam na produção de mais de 2 milhões de toneladas de açúcar e mais de 400 milhões de litros de etanol. O cultivo da cana-de-açúcar ocupa 205 mil hectares que abastecem treze usinas com capacidade instalada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana por ano.  Como na Colômbia o clima permite que a safra seja o ano todo, essas usinas processam cana durante cerca de 330 dias ao ano, em média.   

A produção etanol  na Colômbia começou em outubro de 2005 e de lá para cá o país se tornou o segundo maior produtor do biocombustível da América Latina, atrás apenas do Brasil. São produzidos anualmente cerca 400 milhões de litros de etanol, mas essa capacidade vai aumentar ainda esse ano. A usina Riopaila Castila, acabou inaugurar uma nova planta de etanol com capacidade para produzir 110  milhões de litros de etanol por ano.

 

Moagem: 24 milhões/ton

Açúcar 2,4 milhões toneladas

Etanol 406 milhões milhões

Energia:  215 MW

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram