Política setorial

UNICA celebra isenção de IPVA como estímulo ao uso de etanol

Caminhões e ônibus movidos a hidrogênio ou gás natural também serão isentados, destaca projeto celebrado pela UNICA

Imagem ilustra post sobre projeto que isenta IPVA de híbridos
UNICA/Divulgação

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) comemora a decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em aprovar, nesta terça (10), o Projeto de Lei 1510/23, que promove a isenção do IPVA, pelo período de dois anos (2025/2026), carros híbridos flex movidos a etanol e a hidrogênio.

Confira aqui mais informações sobre o Projeto de Lei

“A proposta, de autoria do governo do Estado, reforça o compromisso assumido pelo governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, em fortalecer a produção paulista de biocombustíveis e bioenergia”, relata a entidade.

Saiba aqui mais sobre publicação da UNICA que celebra isenção.

E, aqui, mais sobre bioenergia

O projeto, que estende isenção de IPVA até 2029 a ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio e biometano, está em linha com as mais modernas políticas mundiais de mitigação das mudanças do clima e que visam a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Ganhos com o motor flex

Pesquisas realizadas pela indústria automotiva mostram que o motor flex, quando abastecido 100% com etanol, tem índices de emissão inferiores aos carros elétricos europeus.

Na prática, os veículos híbridos flex movidos a etanol tornam-se os carros mais limpos do mundo.

“Além do maior produtor nacional de etanol, São Paulo apresenta o maior potencial para a produção de biometano no país, com capacidade suficiente para substituir 70% do diesel consumido no estado”, destaca a entidade.