JornalCana

Política agrícola brasileira é apresentada à africanos; biocombustíveis estão na pauta

O diretor do Departamento de Economia Agrícola, Wilson Vaz Araújo, apresentou ontem à um grupo de africanos de 28 países em Brasília, os objetivos da política agrícola, entre eles, os de aumentar a disponibilidade do crédito rural, consolidar e aprimorar o seguro rural e fortalecer a produção de biocombustíveis. Os programas de desenvolvimento sustentável também foram abordados, com destaque os de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF).

O curso para técnicos agrônomos e veterinários da África, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), segue até dia 22 com capacitação teórica e o módulo prático começa no dia 25 de outubro. Ao longo do período, os africanos ainda discutirão a plataforma de defesa agropecuária, a experiência brasileira em agroenergia e as políticas públicas de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo.

O chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos do Ministério da Agricultura, Derli Dossa, abriu a programação do curso. Segundo ele, quando a projeção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de nove bilhões de pessoas no planeta for atingida, os responsáveis pela alimentação de todos serão o Brasil e a África.

Durante o encontro na unidade Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical (Cecat) em Brasília, os africanos conheceram mais sobre a estrutura do ministério, a função de cada uma das suas secretarias, a atuação das Superintendências Federais de Agricultura nos estados, além da importância do trabalho desenvolvido pelos órgãos vinculados, como a Embrapa e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram