JornalCana

Pneus reformados são boa opção para maquinário agrícola

A Vipal, líder na América Latina em produtos de borracha para reforma de pneus e câmaras de ar, está apostando no mercado agrícola em 2005. A demanda do setor deve estimular o crescimento da indústria de maquinário agrícola e de pneus reformados para tratores nos próximos anos. Diante deste quadro, a empresa acaba de lançar o Projeto Agribusiness, que envolve uma pesquisa sobre a área e o desenvolvimento de ações de comunicação com agricultores e reformadores – campanhas em veículos especializados e participação nos principais eventos do setor –, com um investimento previsto de R$ 800 mil.

“Os agricultores ainda têm muito pouco conhecimento sobre pneus reformados. Queremos estar cada vez mais próximos dos profissionais deste setor, para que eles tenham acesso a todo tipo de informação, como relação custo/benefício, qualidade na reforma e cuidados a serem tomados”, declara Leôncio Barão, Diretor de Marketing da Vipal.

Um pneu de trator ou colheitadeira utilizado adequadamente, por exemplo, pode ser reformado por diversas vezes a um custo até 60% inferior ao de um novo, gerando um pneu tão eficiente e seguro quanto um original de fábrica.

Segundo dados do IBGE, 75% das propriedades rurais no Brasil são familiares e a maior parte são minifúndios, detentores de culturas ainda não mecanizadas, o que determina grande potencial para os pneus reformados. Com relação ao maquinário, somente 32% das propriedades rurais possuem tratores. Apesar da produção agrícola apresentar crescimento expressivo no Brasil e alta inserção mundial, o índice de mecanização por hectare no Brasil é baixíssimo. No país, há em média 118 hectares por máquina, contra 37 hectares nos EUA e 15 hectares na França.

No mercado brasileiro, os grandes produtores já adquiriram ou renovaram sua frota entre 2000 e 2002 e, dessa forma, não devem buscar novas máquinas. Em compensação, este processo deve ser acentuado nas pequenas propriedades, com o crescimento do setor e os investimentos do governo através do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, criado em 2004 e que vai liberar R$ 7 bilhões aos minifundiários nos próximos anos.

Como a produção de pneus novos não é suficiente para suprir a demanda da indústria de tratores agrícolas, este espaço deverá ser preenchido pela comercialização de pneus reformados, opção que representa custos mais baixos para os pequenos agricultores e alta qualidade e durabilidade do produto.

Em pesquisa encomendada pela Vipal com proprietários de tratores agrícolas, 66% disseram ter o hábito de recauchutar os pneus. Destes, 89% responderam que estão satisfeitos com os pneus recauchutados e para 82% deles o principal motivo foi o custo.

Há ainda questões ambientais a serem consideradas. Um pneu agrícola reformado utiliza cerca de 30% da quantidade de petróleo necessária à produção de um pneu novo, representando uma contribuição do segmento nas contas externas do país. Além do mais a destinação final dos pneus é um dos principais problemas enfrentados mundialmente e a atividade certamente contribui para a redução deste impacto, prolongando o uso do produto até o fim de sua vida útil. Desta forma o volume de pneus a serem destruídos é minimizado.

Lançamentos:

A Vipal acaba de lançar duas novas bandas de rodagem especialmente desenvolvidas para atender às necessidades de desempenho em severas condições de uso, e resistentes às agressões características dos pisos não pavimentados. São elas:

1) VSET – indicada para média e baixa velocidades, curta e média distâncias, apresenta alto poder de tração e resistência à penetração de objetos pontiagudos

2) VSEL – especial para veículos que rodam em terrenos mistos, é indicada para curta e média distâncias, e apresenta menor retenção de pedras e maior aderência e resistência ao picotamento.

O desenho de ambas possui profundidade e espessura de base adequadas, que visam a máxima preservação da integridade da carcaça.

VIPAL

Empresa localizada em Nova Prata – RS, a Vipal emprega 2,2 mil funcionários na produção de uma linha completa de produtos de borracha para o reparo e reforma de todos os tipos de pneus e câmaras de ar, mercado em que detém a liderança. Com uma produção de 12.000 toneladas/mês, a companhia comercializa seus produtos em mais de 90 países. O setor agrícola representa 10% do faturamento da empresa.

CDN – Companhia de Notícias

Luana Raggio

(11) 3643-2783

luana@cdn.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram