JornalCana

PLD dispara e sobe 128% em 30 dias

O valor médio do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) registrou alta de 128% em 30 dias.

A alta foi apurada no submercado Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO) do país, onde fica a maioria das usinas termelétricas (UTEs) movidas a biomassa de cana-de-açúcar.

Na semana 01 a 07/07, o valor médio do PLD no SE/CO valia R$ 234,33 o megawatt-hora (MWh). Na média da semana vigente (05 a 11/08), o PLD vale médios R$ 533,82 o MWh no mesmo submercado.

O PLD tem valor semanal divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Empregado como indicador para venda de energia feita da biomassa no mercado spot, o PLD também é usado para remunerar a eletricidade extra entregue ao sistema pela UTE.

Afluência

Uma das principais explicações para o comportamento do valor do PLD é a previsão de afluências no Sistema Interligado Nacional (SIN), que corresponde à estimativa do volume de água que deverá chegar aos reservatórios das hidrelétricas.

Assim, quanto menos água nos reservatórios, maior é o valor do PLD.

Conforme a CCEE, as afluências esperadas para o Sistema, em agosto, foram revistas de 67% para 63% da Média de Longo Termo (MLT), abaixo da média para todos os submercados: Sudeste (75%), Sul (49%), Nordeste (33%) e Norte (61%).

Em comunicado, a CCEE informa que em função da entrada de frentes frias que tenderão a reduzir as temperaturas, a carga prevista para a próxima semana (dias 12 a 18/08) deve ficar 1.085 MWmédios mais baixa quanto à expectativa anterior, com
reduções no Sudeste (-935 MWmédios) e no Nordeste (-150 MWmédios).

Não há alterações na carga prevista para o Sul e o Norte.

Níveis médios 

Já os níveis dos reservatórios do SIN ficaram 610 MWmédios mais baixos frente à última previsão com reduções no Sudeste (-610
MWmédios) e no Sul (-200 MWmédios). Já no Nordeste e no Norte, os níveis apresentaram valores em torno de 105 MWmédios e 95
MWmédios acima do esperado, respectivamente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram