JornalCana

PLD dispara e chega a R$ 505,18 o MWh. Valor deve seguir em alta

O valor do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) alcançou R$ 505,18 o megawatt-hora (MWh) nos quatro submercados do País (Sudeste, Sul, Norte e Nordeste) apurados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O montante por MWh registra alta de 6% e vale até esta sexta-feira (29/06), quando a CCEE anuncia o valor do PLD para a próxima semana.

O comportamento altista da semana vigente é explicado pelas afluências previstas para Sistema Interligado Nacional (SIN), que caíram 3%, o que representa uma queda de 2.000MWmédios, com ENAs esperadas de 77% no Sudeste, 42% no Sul, 39% no Nordeste e em 74% no Norte.

Fonte: CCEE

Os limites de transporte de energia não foram atingidos e os preços seguem equalizados em todos os submercados.

Tendência

A expectativa para a semana a ser iniciada nesse 29/06  é de que a carga fique 730 MWmédios mais alta, com acréscimo esperado no Sudeste (+ 730 MWmédios) e Sul (+ 90 MWmédios).

Por outro lado, a projeção é de carga mais baixa nos demais submercados, com reduções no Nordeste (- 10 MWmédios) e Norte (- 80 MWmédios).

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.045 MWmédios mais baixos em relação ao esperado, com elevação somente no Nordeste (+ 155 MWmédios). Os níveis estão mais baixos no Sudeste (-410 MWmédios), no Sul (-745 MWmédios) e Norte (-50 MWmédios).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram