JornalCana

Plantio direto será discutido em Assis; usina já adota a prática

Assis (SP) vai sediar, nos dias 11 e 12 de agosto, o 1º Seminário sobre Gestão da Qualidade na Implantação de Lavouras em Plantio Direto, numa iniciativa do Polo Médio Paranapanema/Apta Regional e do Centro de Engenharia e Automação/Instituto Agronômico (IAC-Apta), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. De acordo com o pesquisador do IAC Afonso Peche Filho, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento tecnológico do sistema de plantio direto na região.

A característica básica do evento é o desenvolvimento da percepção tecnológica que envolve a qualidade na busca de lavouras mais produtivas e competitivas. “Através do alinhamento conceitual de termos e estratégias relacionados com a Gestão da Qualidade Operacional de semeadoras/adubadoras, o evento é focado em diretrizes para atuação de profissionais de nível técnico/superior envolvidos com a implantação de lavouras”, lembra.

Peche vai ser o facilitador do seminário, que abordará o embasamento teórico, buscando a reflexão sobre temas como o desenvolvimento profissional na implantação de lavouras; indicadores de gestão da qualidade nas operações com ênfase na semeadura direta; operação e manutenção de semeadoras para alto desempenho e regulagem fina de componentes. Em seguida, as atividades serão desenvolvidas no campo, com a apresentação de regras práticas para manutenção e avaliação funcional de semeadoras/adubadoras, bem como para avaliação de lavouras em sistema de plantio direto.

O seminário será realizado na sede do Polo Médio Paranapanema/Apta Regional – Rodovia 333 (Assis-Marília), Km 397. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sergio@apta.sp.gov.br e outras informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3321-2026 e 3321-1663, ramal 38, com o pesquisador Sergio Doná.

Guaíra aposta na técnica

Desde 2000 quando foram liberadas para reforma as primeiras áreas colhidas mecanizadas cruas, a Usina Guaíra adotou o plantio direto e a rotação com soja porque enxergou grandes benefícios na técnica. Lauro Marcos Aparecido Ivan, diretor agrícola, afirma que anualmente, cerca de 2000 hectares em média são renovados e plantados mecanicamente e entre as vantagens aponta a conservação do solo com a redução de práticas de aração e gradagem e por conseqüência a preservação dos mananciais através do controle de erosão; conservação da matéria orgânica, melhorando as propriedades químicas e físicas do solo; melhor controle de ervas daninhas; redução de emissão de CO2; redução de custo de preparo de solo e plantio.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram