JornalCana

Plantio de árvores compensará emissão de carbono do Simtec

A emissão de gases, ocorrida durante os preparativos e desenvolvimento da quinta edição do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec) – que acontece de 17 a 20 de julho, das 14h às 20h, no Engenho Central, em Piracicaba, SP – será compensada pelo plantio de aproximadamente 100 árvores na bacia do rio Piracicaba. As entidades promotoras do evento farão hoje, 13 de julho, a partir das 13h45, às margens do córrego do Enxofre, em Piracicaba, o plantio das primeiras árvores.

Segundo a empresa EcoTrad Ambiental – contratada para avaliar a emissão de gases durante o Simtec –, as 100 árvores serão suficientes para compensar o volume de CO2 equivalente às emissões de gases provenientes da realização do evento. “O cálculo envolve a utilização de veículos pela equipe do Simtec, as viagens aéreas, a energia elétrica consumida durante o evento e a quantidade de lixo gerada. Todos estes itens, de maneiras diferentes, contribuem para a emissão de gases do efeito estufa, que não se restringem apenas ao dióxido de carbono, mas também incluem gases como o metano, por exemplo, que é emitido pelos aterros sanitários e áreas inundadas pelas hidroelétricas”, detalha o gestor de projetos da EcoTrad, Agmar Paulo Vitti. Os critérios, adotados pela empresa, são baseados em adaptações à realidade brasileira das metodologias estabelecidas pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) – órgão internacional ligado à ONU, responsável pelo estabelecimento das metodologias para estudos envolvendo os Gases do Efeito Estufa.

A EcoTrad terá também um estande no Pavilhão do Sebrae, onde será possível tabular a emissão de CO2 e interagir com os visitantes, os quais poderão aplicar seus dados em software especializado. “O público terá a oportunidade de medir o grau particular de emissão de gases, numa simulação que indicará quantas árvores cada pessoa deve plantar para equilibrar a poluição causada ao ambiente”, observa o coordenador do Simtec, José de Jesus Vaz. As informações que alimentarão o programa estão relacionadas aos hábitos de consumo, como utilização de carro, combustível usado, produção de lixo e consumo de energia elétrica. Após a transmissão de dados, o visitante saberá quanto precisa repor ao meio ambiente. O software fornecerá instantaneamente o número de árvores a serem plantadas para seqüestrar o carbono gerado pelo indivíduo anualmente. “A intenção é conscientizar o maior número possível de formadores de opinião para a questão das emissões pessoais e sua contribuição ao aquecimento global”, afirma Agmar Paulo, da EcoTrade.

O Simtec terá a participação de expositores das áreas de serviços, insumos industriais e agrícolas e de fabricação de equipamentos de plantio, colheita e industrialização da cana-de-açúcar, álcool, açúcar, biodiesel e cogeração de energia. O evento é voltado para pesquisadores, consultores, agricultores, industriais e empresários do setor sucroalcooleiro do Brasil e do exterior. A realização é do Simespi – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras -, da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), do Ciesp – Regional Piracicaba e da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3417-8604.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram