JornalCana

Plantadoras multifuncionais dão tom moderno ao campo

img616

A Sermag, localizada em Serrana-SP, vem ao longo de 30 anos trabalhando no desenvolvimento de equipamentos multifuncionais para o plantio mecanizado de cana de açúcar. Neste período projetou e fabricou plantadoras de cana que atendessem os diferentes nichos de mercado, operando com baixo custo, inclusive de manutenção e que preservassem adequadamente gemas e toletes.

Segundo Roque Belutti, gerente de Vendas, “com esta filosofia, e sempre em parceria com usinas, a empresa colocou no mercado a plantadora de cana picada SE 10000, que dispõe de um sistema de distribuição que permite a deposição criteriosa de toletes no sulco.”

O equipamento é dotado de uma esteira alimentadora e outra dosadora, que operando proporcionalmente à velocidade de plantio, possibilita a aplicação de toletes, com integral preservação das gemas. “Com isto o plantio fica mais uniforme e perfilado, não havendo a deposição de toletes “engaiolados” ou com falhas no processo”, explica Belutti.

As esteiras são movidas por um conjunto de motores hidráulicos e redutor. O depósito de cana, de alta capacidade, permite “tiros” mais longos e com menor índice de paradas para abastecimento. A plantadora também é provida de depósitos de fertilizantes e defensivos de alta capacidade, o que contribui para a redução das paradas para reabastecimento.

A SE 10000 é dotada de chassi tipo “pescoço de ganso”, que aliado à barra porta ferramentas tipo “ripper”, permite que ela trabalhe perfeitamente nivelada ao solo, evitando assim, submeter um peso desnecessário sobre a barra de tração do trator.

A cabine pode ser equipada com ar condicionado ou climatizador, o que proporciona uma operação confortável. A barra porta ferramentas é dotada de hastes subsoladoras ou discos de corte, bicos sulcadores, aplicadores de adubo e defensivos, fazendo a distribuição de toletes no sulco, cobertura e compactação.

A Sermag também desenvolveu o modelo SMN 6000, máquina de menor porte porém com a mesma eficiência. Ela é dotada de uma única esteira para cada linha de plantio, porém com um sistema inovador de depósito de cana com dois movimentos, de basculamento e ejeção, permitindo que os toletes entrem por gravidade no sistema de plantio, evitando atritos desnecessários.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram