JornalCana

Plano de agroenergia gera expectativas na Semana Luiz de Queiroz

O anúncio de medidas, que ajudem a viabilizar o custo de produção do biodiesel, é a grande expectativa de empresários, técnicos e pesquisadores, ligados a essa área, em relação à visita que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará amanhã, 14 de outubro, a Piracicaba, SP. Oficialmente, ele realiza, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o lançamento do Plano Nacional de Agroenergia, elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem o objetivo de incentivar a produção de biocombustíveis, derivados de oleaginosas como mamona, girassol, palma e soja, além de cana-de-açúcar e outras fontes de energia, como o biogás, resíduos agropecuários e florestais, entre outros.

O presidente da Embrapa, Silvio Crestana, fará a apresentação do projeto que tem, também, a finalidade de atrair a iniciativa privada para o fomento à pesquisa. Com o lançamento de um consórcio nessa área, existe ainda a intenção em reunir segmentos com interesse nos combustíveis alternativos, como a indústria de petróleo e automobilística. Deverão estar presentes na cerimônia os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e das Minas e Energia, Silas Rondeau. Roberto Rodrigues participa amanhã, na Esalq, do seminário “Agroenergia – Novo Paradigma para a Agricultura Mundial”, que discutirá as possibilidades de desenvolvimento dos biocombustíveis como alternativa viável ao petróleo.

A presença do ministro da Agricultura em Piracicaba é um dos destaques da programação da 48ª Semana Luiz de Queiroz, que começou na segunda-feira e termina no sábado, 15 de outubro. Amanhã será realizada uma mostra – com estandes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Dedini e Valtra -, que terá equipamentos e serviços relacionados à agricultura orgânica, agrometeorologia e tecnologia para a produção de agroenergia, entre outros. Haverá, ainda, o lançamento da Incubadora de Empresas Agrozootécnicas de Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de apoiar a formação e a consolidação de empreendimentos nessa área nos aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, de acordo com a política nacional de desenvolvimento. A Incubadora, que funcionará numa área de dez mil metros quadrados na Fazenda Areão, é resultado de um convênio entre a Esalq, o Governo do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) e da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram