JornalCana

Plano ABC terá mais dois estados com grupos gestores

img5268

Até o final do mês de março, os estados do Acre e do Amapá terão mais dois Grupos Gestores Estaduais (GGE) do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Com isso, os GGEs estarão estabelecidos em 26 estados mais o Distrito Federal atendendo todo Brasil, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os grupos gestores contam com o apoio dos governos estaduais, municipais, além de entidades ligadas ao setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa das respectivas regiões.

O objetivo é que os grupos estabeleçam um plano que atenda as reais necessidades do seu estado em termos do desenvolvimento de uma agricultura de baixa emissão de carbono, além de orientar os produtores rurais, por meio de seminários, sobre as boas práticas sustentáveis, bem como os meios de acesso ao crédito oferecido pelo Programa ABC. Hoje, a elaboração de projetos para a captação de recursos está entre as maiores dificuldades do meio rural, especialmente devido à falta de assistência técnica. Para isso, o Mapa trabalha em parceira com estados e municípios na capacitação dos técnicos para levar as informações ao produtor.

Cabe ao Ministério coordenar a criação desses Grupos Gestores Estaduais para auxiliar na divulgação e implementação do ABC nas Unidades da Federação. A meta do Plano, quando foi instituído em setembro de 2011, foi a de reduzir, até 2020, entre 125 e 133 milhões de toneladas de CO² equivalente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram