Indústria

Pitangueiras é a primeira usina a implantar gerenciamento industrial em tempo real

Pitangueiras é a primeira usina a implantar gerenciamento industrial em tempo real

Com o foco em melhorias na operação e gestão, o gerente industrial da Usina Pitangueiras, Gilmar Galon, apresentou as funcionalidades e resultados que a usina vem obtendo com a implementação do Sistema de Simulação e Otimização em Tempo Real da Cogeração e Planta Industrial (S-PAA), cujos ganhos são estimados em R$ 1,4 milhão para a empresa na safra.

Galon e Douglas Mariani, da Soteica, acessaram ao vivo o sistema em uso pela Pitangueiras, durante a apresentação no Curso de Processos e Fermentação realizado pela Sinatub, na última quinta-feira (22), em Ribeirão Preto.

Em palestra, Galon destacou a eficiência que o S-PAA proporciona para a produção da Pitangueiras, a primeira unidade independente a implantar o sistema, já que o setor sucroenergético apresenta um cenário de desafios econômicos, proporcionando uma demanda por soluções muitas vezes não convencionais, mas que já demonstraram sua eficácia no incremento da eficiência e da rentabilidade de usinas.

Há seis anos, a Soteica desenvolveu o S-PAA, uma solução completa para gerenciamento e otimização em tempo real da cogeração e de toda a planta de açúcar e etanol. A suíte denominada S-PAA possui três módulos principais: de gerenciamento e otimização de energia; de gerenciamento e otimização do processo produtivo; e o módulo de Laço Fechado. Implantado em 7 unidades do Grupo Usacucar, do Paraná, e agora na Pitangueiras, o sistema tem proporcionado ganhos que retornam o investimento no prazo médio de 90 dias.

Além do case da Usina Pitangueiras, o Curso de Processos e Fermentação da Sinatub apresentou cases da BP Biocombustíveis, São Martinho, Tonon, Nardini e Itapecuru Bioenergia, além de palestras técnicas dos especialistas Henrique Amorim, da Fermentec; Jaime Finguerut, do CTC; e Teresa Cristina, da MSBIO.

O Painel de encerramento contou com a participação de representantes de usinas e grupos produtores apresentando a “Visão dos Executivos e Gestores de Usinas sobre Processos e Fermentação”.

O evento foi gravado em vídeo e será disponibilizado como Curso à Distância, para que os profissionais das usinas que não puderam estar presente tenham acesso ao valioso conteúdo das palestras/aulas.

Maiores informações com Josias Messias: 16 3512.4300 e [email protected]

Banner Revistas Mobile