JornalCana

Piracicaba ganhará museu do açúcar e etanol; lançamento do projeto será no Simtec

Além da apresentação do projeto de restauro do Engenho Central, o Simtec – Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira 2011, sediará o lançamento do projeto do Museu do Açúcar e do Etanol. O evento acontecerá durante a abertura da nova edição do Simtec, no dia 14 de junho, às 14h45.

De acordo com o Instituto Brasil Leitor, responsável pela gestão, coordenação e execução geral do projeto, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, as estimativas são de que o complexo seja concluído em 2013. “Trabalharemos com o conceito de museu vivo, ou seja, que se desenvolve sempre, em acordo com a sociedade e seu tema principal”, ressalta o diretor-geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked.

Segundo ele, a instalação do local e finalização do projeto deve ocorrer em 2012 e as obras, terão início, efetivamente, a partir de outubro deste ano. No momento, o órgão trabalha com o mapeamento histórico e arqueológico do local e da região.

Sobre o Museu

O Museu do Açúcar e do Etanol do Engenho Central, que será implantado nos barracões 5 e 7, contará a história da cana-de-açúcar no Brasil. O diretor diz que serão utilizadas técnicas e equipamentos de última geração no projeto, os quais permitirão a criação de atividades interativas e sensoriais”, revela.

Com 3500 metros quadrados, o Museu contará com objetos, maquetes e também um espaço dedicado a pesquisa, seminários, congressos e eventos. Segundo Nacked, artistas plásticos terão oportunidade de expor obras relacionadas a história e influência da cana na sociedade. “Queremos também realizar programas voltados às escolas da rede pública e privada, além de projetos voltados ao lazer”, afirma.

O ciclo canavieiro, reconhecidamente ligado a história de Piracicaba e região, será o foco do espaço, assim também como as etapas de desenvolvimento no Brasil e no mundo, com ênfase para o estado de São Paulo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram