fbpx
JornalCana

Pioneiro em dados para o agro, Instituto de Economia Agrícola comemora 81 anos de história

Os levantamentos feitos pelo IEA são referência para atacadistas, varejistas e produtores

(Divulgação)

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), braço econômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), comemora 81 anos de história, nesta terça-feira (14).

Fundada em 1942, é uma importante instituição na análise de estatísticas socioeconômicas do agro paulista, que servem de parâmetro para a formulação de políticas públicas nos âmbitos nacional e estadual. Os levantamentos são referência para atacadistas, varejistas e produtores.

“Quero parabenizar esses 81 anos de história de trabalho, de desenvolvimento do Instituto de Economia do Estado de SP. A maior contribuição e o maior legado que a SAA pode deixar para os institutos é a reposição de seu quadro de pesquisadores, para que possamos ampliar ainda mais o trabalho que vocês fazem para a sociedade paulista e para o Brasil.”, declarou Edson Fernandes, secretário executivo da Secretaria de Agricultura.

LEIA MAIS > CerradinhoBio anuncia resultados do 2T23/24 com aumento na produção de etanol impulsionado pela moagem de milho

Durante a cerimônia, foram apresentadas missões, valores e objetivos históricos do IEA, como a formulação do Programa de Microbacias Hidrográficas, da construção do FEAP e da elaboração do Protocolo Agroambiental. Servidores atuais e aposentados foram homenageados.

Felipe Pires de Camargo, diretor-geral do IEA, destacou o pioneirismo do órgão nos estudos em economia agrícola: “Temos muito orgulho e muita responsabilidade por termos dado origem a esses estudos integrados que possuem função estratégica na Secretaria”.

Atualmente, o IEA é o responsável por desenvolver o programa Rotas Rurais, que leva cidadania à população rural do Estado por meio do endereçamento de propriedades e estradas. O Instituto também possui outros importantes projetos relacionados às pesquisas científicas, como a calculadora de custos de produção, levantamentos diários de preços agrícolas e de terras, publicações especializadas, cursos e biblioteca.

LEIA MAIS >Luís Henrique Guimarães deixará a presidência da Cosan

O IEA tem como missão produzir, adaptar e transferir conhecimentos científicos e realiza pesquisas sobre estatísticas de preço, área e produção, mercados florestais, salários, entre outras, realizadas geralmente em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), que se constituem em fontes para gestão pública e privada.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram