A Drul, empresa especializada em soluções agroindustriais e biotecnológicas com sede em Sertãozinho, SP, segue sendo a protagonista no setor, investindo fortemente em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. Como resultado, tem construído parcerias significativas com as principais entidades do setor, como evidenciado durante o “2º Encontro Drul para o Mercado da Cana e Bioenergia”.
Realizado na noite de 1º de março, o evento recebeu o apoio institucional da prefeitura de Sertãozinho pelo segundo ano consecutivo, além de estabelecer colaborações com organizações como UNICA, UDOP, UNEM, KPMG, CEISE-BR E InvestSP.
Essas parcerias não apenas endossaram o evento em termos institucionais, mas também contribuíram para a troca de conhecimento entre os mais de 200 profissionais do setor presentes. Destacou-se a participação de Rodrigo Motta, diretor da FCAM – escritório associado à KPMG – que proferiu uma palestra sobre “Sucessão Familiar”, e Luciano Rodrigues, diretor da UNICA, que abordou o tema “Safra atual: a agenda estratégica do setor sucroenergético no mundo da energia de baixo carbono”.
LEIA MAIS > Sustentabilidade é diversidade
O evento também contou com a contribuição de Davi Lopes, da InvestSP, que discorreu sobre “Transição Energética”, um tema de crescente relevância no mercado bioenergético. Além disso, a Drul promoveu um reconhecimento aos destaques de performance do setor, ressaltando a importância de seu trabalho para a sustentabilidade do mercado.
Em memória ao empresário José Pedro Andrade – sócio fundador da Usina Cerradão – a Drul promoveu uma homenagem póstuma em reconhecimento de seu legado, entregue por Antônio Eduardo Tonielo Filho – representando o Grupo Virálcool – às mãos de Pedro Felipe Andrade, filho de José Pedro e atual Presidente do Conselho da Usina Cerradão.
Ainda durante a cerimônia, Guilherme Moroço e Fábio Ramos, respectivamente diretor presidente e diretor executivo da Drul, anunciaram ao mercado o lançamento de tecnologias pioneiras que prometem revolucionar a indústria bioenergética. Entre elas estão o SICI – Sistema Integrado para o Controle de Insumos, o controle biológico por bacteriófagos, os sensores virtuais e a mais recente aquisição da Drul: a BioProcess, que agora faz parte das empresas do Grupo Drul.
LEIA MAIS > Na Região Sudeste etanol aumenta 3,28% e gasolina fica 0,52% mais cara
M&A: BioProcess
A Drul anunciou a M&A com a BioProcess, uma empresa focada em processos biotecnológicos industriais, localizada em Campinas, SP.
Com a aquisição, a Drul passa a oferecer em seu portifólio de soluções, biotecnologias nunca aplicadas ao mercado bioenergético: os sensores virtuais e o controle biológico por bacteriófagos.
Sensores virtuais
Com o tempo curto para tomadas de decisão importantes, as dificuldades de controle e monitoramento de variáveis dos processos em tempo real e o custo elevado para monitoramento online dos mesmos, torna-se necessário o surgimento de ferramentas que vão além do comum.
Os sensores virtuais são algoritmos utilizados para inferir variáveis de difícil medida a partir de medidas simples e de baixo custo. Possibilitando a obtenção – através de uma rede neural baseada em inteligência artificial – e a inferência de dados precisos de um processo industrial.
Mais rápidos e eficientes que as tecnologias disponíveis atualmente, os sensores virtuais são mais robustos, tem rápido desenvolvimento, são de fácil implementação e baixo custo.
LEIA MAIS > Programa Mover pode acelerar a descarbonização do setor automotivo, diz KPMG
Bacteriófagos
A busca por soluções não agressivas ao meio ambiente são um dos pilares da indústria 4.0 e seus anseios. A utilização do controle microbiológico por bacteriófagos – inimigos naturais das bactérias – não produz metabólitos secundários e evita o desenvolvimento de superbactérias, sem necessidade de adicionar substâncias químicas, evitando resíduos e mantendo a produtividade do processo.
SICI
A SICI promete ser uma revolução na indústria. Uma plataforma que funde as mais avançadas tecnologias do mercado com o objetivo de otimizar processos industriais como nunca visto.
Apresentada como uma solução inovadora de controle integrado de insumos, a solução vai além da aplicação: incorporando tecnologias de última geração, a SICI processa os dados em tempo real, com uma eficiência sem precedentes.
LEIA MAIS >Petrobras e BP firmam acordo estratégico para desenvolvimento de combustíveis sustentáveis
Empregando algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial, a plataforma avalia e controla as dosagens de insumos de maneira inteligente e adaptativa, resultando numa redução significativa no consumo, aumentando a eficiência operacional e reduzindo consideravelmente os custos do processo.
A SICI é, portanto, mais que uma ferramenta de controle de insumos. Ela é uma plataforma inteligente, que fornece – além de infraestrutura – segurança operacional, consumo eficiente de insumos industriais e gerenciamento, permitindo ao COI (Centro de Operações Industriais) a gestão integral dos dados referentes às aplicações e ao processo, tornando-os acessíveis em tempo real para todas as partes interessadas, desde os operadores aos gerentes de processo.
LEIA MAIS > Raízen anuncia a venda de 31 projetos de usinas de geração solar por R$ 700 milhões
Divisão de grãos
A Drul tem alcançado progressos notáveis no desenvolvimento de soluções para a indústria da cana-de-açúcar e bioenergia, expandindo seu alcance por toda a América Latina e exportando para países vizinhos e até mesmo para outros continentes.
Em consonância com a crescente demanda por soluções sustentáveis, a Drul ampliou sua presença no mercado de etanol de milho, lançando uma nova divisão dedicada a esse segmento: a Divisão de Grãos da Drul.
“A criação desta divisão reforça um projeto de longa data voltado para o desenvolvimento de tecnologias para esse mercado e demonstra que a Drul está atenta às demandas do setor”, afirma Marcus Zanardo, gerente da divisão de grãos da Drul.
Com uma linha completa de produtos para o setor, a divisão de grãos conta com profissionais experientes no mercado de etanol de milho, além da parceria estabelecida com a IFF, empresa líder global em biociências, que integra o portifólio Drul desde 2023.
“O setor de etanol de grãos tem enorme potencial no Brasil e, para atender à crescente demanda e entregar benefícios ainda maiores para o mercado, contamos com a Drul para a distribuição de parte de nossa linha para clientes estratégicos”, diz Mario Cacho, Diretor de Vendas para a unidade de negócios de Grain Processing na América latina da IFF.
Em resumo, a Drul tem mostrado que seu pensamento estratégico e sua governança evoluem de mãos dadas com o desenvolvimento do setor e suas tecnologias.
“Por isso reafirmamos, a todo momento, o nosso compromisso de trazer para o presente as soluções do futuro”, afirma Guilherme Moroço.
O “2º Encontro Drul para o Mercado da Cana e Bioenergia” não apenas reiterou o compromisso contínuo da Drul com a inovação e o progresso tecnológico na indústria, mas também ressaltou a consolidação das parcerias estratégicas e o reconhecimento das contribuições excepcionais das usinas e líderes do segmento. Além disso, com os lançamentos da plataforma SICI, a chegada da BioProcess e a expansão da divisão de grãos, a Drul está pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável e eficiente na indústria bioenergética.
LEIA MAIS > Balança comercial do agronegócio paulista registra superávit de US$ 1,7 bilhão em março
DrulCast
Em 2024, a Drul deu início a mais um novo projeto: o DrulCast. Um podcast e videocast dedicado ao universo da bioenergia e da indústria, onde são promovidas discussões cruciais sobre temas essenciais para todo o setor.
A primeira temporada, que está no ar desde fevereiro, tem como tema central os critérios ESG – Ambientais, Sociais e de Governança. Esses critérios são vitais na avaliação do desempenho de uma empresa em relação à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, sendo cada vez mais relevantes para investidores, stakeholders e consumidores.
A estreia contou com a presença de Letícia Martinez, especialista em sustentabilidade e ESG, associada na Markestrat e Coordenadora de Conteúdo na Harven Agrobusiness School. Durante sua participação, Martinez abordou desde a origem dos critérios ESG até a atualidade, destacando o momento disruptivo em que vivemos, no qual a sustentabilidade se configura como a próxima grande onda de inovação.
O DrulCast está disponível para ouvir nas maiores plataformas de streaming. Para assistir ao videocast, acesse a página da Drul no YouTube em www.youtube.com/@drulgroup.
Esta é a matéria de capa da edição 350 do JornalCana. Para ler, clique aqui.