Usinas

Pioneira em irrigação de cana no semiárido completa 50 anos

Agrovale também vem se destacando com ações de desenvolvimento sustentável

Pioneira em irrigação de cana no semiárido completa 50 anos

Instalada no município de Juazeiro, na Bahia, a Agrovale é a única usina produtora de açúcar e etanol no semiárido brasileiro, com 100% de área plantada completamente irrigada.

Além de detentora da marca de maior área plena de irrigação em cana-de-açúcar no Brasil, a usina, que em setembro completou 50 anos, também vem se destacando no plano da sustentabilidade ambiental e desenvolvimento.

No ano passado, a companhia faturou R$ 530 milhões, parte deles vindo de geração de energia elétrica. A empresa tem 17.500 hectares plantados de cana-de-açúcar e mantém 52% de toda sua área territorial com a vegetação nativa preservada.

LEIA MAIS > Usina Santo Antônio inicia safra 2022/23 com expectativa de moer 2,6 milhões de toneladas

Com cerca de 4.800 empregos diretos, é uma das empresas que mais gera empregos na Bahia. Seu apoio a projetos educacionais, em parceria com a prefeitura de Juazeiro, beneficia cerca de 895 alunos de escolas municipais da região.

Sucesso em seu projeto pioneiro de irrigação na região do semiárido, a usina mira ações no processo de mecanização da colheita.

Em 2021 a empresa adquiriu duas máquinas colhedoras e implementos de tecnologia americana, para se somar às cinco máquinas já em operação na safra 2021/22. O investimento foi da ordem de R$ 5 milhões.

Segundo o diretor vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, a iniciativa objetiva a diminuição da queima controlada da palha da cana e a redução da incidência de fuligem, que vem ocorrendo em menor proporção em comparação a anos anteriores. A empresa já opera com a colheita mecanizada numa área de 4,5 mil hectares e pretende ampliar gradativamente a cada ano.

A usina vem se destacando também por uma série de projetos com foco no meio ambiente que levou a uma série de conquistas no setor bioenergético nacional entre eles o Prêmio MasterCana Brasil 2020 na categoria ‘Usina do Ano – Preservação Ambiental’.

LEIA MAIS > Governo de São Paulo assina decreto que beneficia produtores de etanol

Programa de doação da palhada residual

Flores ressalta que, há 15 anos, a companhia iniciou um projeto de repovoamento das espécies da flora nativa da Caatinga que já lhe permitiu doar mais de 370 mil mudas a exemplo de espécies como aroeira, ingazeiro, jatobá, umbuzeiro e caraibeira para, ao menos, 45 municípios dos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Outra iniciativa social desenvolvida pela usina é a doação da palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar), que já beneficia 51 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios da região.

LEIA MAIS > Usina Lins realiza 1ª Semana de Inovação e Tecnologia

Projeto de repovoamento das espécies da flora nativa da Caatinga

Além disso, a empresa afirma que outra marca desses 50 anos é o apoio a projetos beneficentes, culturais, esportivos e a responsabilidade social da Agrovale.

“O selo Abrinq de ‘Empresa Amiga da Criança’, conquistado agora em setembro, pelo 22º ano consecutivo, é exemplo da contribuição na construção de um futuro melhor para crianças e adolescentes de Juazeiro e região”, ressalta.

De acordo com o vice-presidente da Agrovale, todos esses avanços na preservação da natureza são respostas objetivas a uma visão de sustentabilidade que considera os critérios ambientais, econômicos e sociais em todos os estágios dos processos industriais e agrícolas da empresa.

“Completar 50 anos conciliando desenvolvimento com sustentabilidade ambiental é para nós o melhor presente de aniversário“, concluiu.