JornalCana

PIB da agropecuária acumula alta de 3,49% até maio, aponta CNA

2004-06-30 Canavial Santa Helena GO (8)

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 0,99% em maio e acumula alta de 3,49% em 2014. O incremento se deveu à maior produção e à alta dos preços. Conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o PIB da agricultura cresceu 0,70% em maio e 2,93% no acumulado de 2014. Segundo a CNA, a alta ocorreu pela produção 3,94% superior, considerando as estatísticas disponíveis em maio, e os preços 3,33% maiores no acumulado de 2014, se comparados com os valores de igual período do ano anterior.

O PIB da pecuária cresceu 1,36% em maio, o que elevou para 4,23% o resultado acumulado em 2014. ´Preços 3,42% superiores, aliados ao crescimento de 7,23% da produção, justificam o desempenho positivo e permitem projetar elevação de 10,45% no faturamento médio para o conjunto das atividades primárias do segmento´, informou a CNA.

O estudo avaliou, ainda, o cenário para adubos e fertilizantes e apontou que, às vésperas do início do período de planejamento da nova safra, os preços desses insumos recuaram 7,11%, já descontada a inflação. O movimento reflete a desvalorização da cotação do petróleo no início do ano, o que reduziu as cotações das principais matérias primas usadas na fabricação de fertilizantes formulados.

Fonte: Agência Estado

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram