JornalCana

PIB do agronegócio cresce 1,9% em sete meses no país, diz CNA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 1,90% no acumulado de janeiro a julho deste ano, na comparação com igual período do ano passado, disse nesta quarta-feira (15) a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O levantamento elaborado com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostra que a pecuária cresceu 4,88% de janeiro a julho deste ano, frente aos resultados apresentados nos primeiros sete meses de 2013, apontou a entidade.

“O melhor desempenho ocorreu no segmento ´dentro da porteira´, ou seja, da produção agropecuária, que aumentou 4,23% entre janeiro e julho de 2014. Na agricultura, os melhores resultados foram obtidos em culturas como as da banana (+38,8%), cacau (+50,57%), laranja (+46,03%) e algodão (+30,65%), entre outras. Banana, cacau, laranja, soja e uva apresentaram crescimento tanto nos preços quanto na produção. Já em relação ao trigo, algodão e mandioca, a produção cresceu mesmo com os preços em patamares inferiores àqueles praticados em 2013”, pontuou a CNA em comunicado.

De acordo com a Confederação, quando avaliados os insumos agropecuários, “o setor apresentou crescimento de 1,78% nos primeiros sete meses de 2014, com destaque para a pecuária que acumulou expansão de 2,91% no período”.

A entidade mostrou ainda que em julho o segmento primário do agronegócio cresceu 0,53% e 4,23% em sete meses, na comparação com o mesmo período do ano passado, complementa, em nota.

Distribuição
2008-11-17 Caldeira Usina Alcidia Arte

2004-10-05 Industria Usina AlcoesteConforme a análise, já no segmento de distribuição, comércio e transporte teve crescimento de 1,56% de janeiro a julho de 2014. A distribuição de produtos de origem vegetal destoou dos demais ao apresentar queda de 0,8% no mês de julho e estabilidade no decorrer do ano, pontuou a CNA.

“O único segmento do agronegócio que apresentou queda de crescimento no período do levantamento foi o da agroindústria. A retração de 0,02% deu-se principalmente em razão das indústrias de processamento vegetal, que apresentaram redução na atividade desde o mês de abril. Já a distribuição na área da pecuária cresceu 0,53% em julho e 5,19% nos primeiros sete meses de 2014”, concluiu.

(Fonte: Portal G1 – Agrodebate)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram