JornalCana

Piauí vai fazer reforma agrária e produzir mamona para biodiesel

O Piauí deve ser o estado pioneiro na implementação de um projeto de reforma agrária, desenvolvido por intermédio de parceria público-privado, proposta lançada pelo governo Lula. Em audiência ontem com o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amauri Dimarzio, o governador piauiense Wellington Dias (PT) revelou que o estado se prepara para implantar, em cooperação com um grupo de empresários e com a Eletrobrás, um assentamento em uma área de 80 mil hectares, no município do Canto do Buriti. No local, deverão ser instaladas cerca de cinco mil famílias de agricultores familiares, que produzirão mamona destinada à fabricação de biodiesel.

O governador convidou Dimarzio e o ministro Roberto Rodrigues para visitarem o Piauí no próximo mês, quando conhecerão o projeto de reforma agrária por intermédio de parceria público-privado, que prevê a instalação de uma fábrica-escola para produção de mamona. Dimarzio ressaltou que o Ministério da Agricultura vem estimulando a produção de biodiesel e biocombustíveis no país. Ele lembrou que foi do ministro Rodrigues a sugestão para que a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo (USP), criasse o Pólo de Biocombustíveis de Piracicaba, inaugurado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o governador do Piauí, a área destinada ao assentamento no município de Canto do Buriti contará com escola, posto de saúde e outros serviços básicos. Quando o projeto estiver em pleno funcionamento, cada trabalhador deverá receber, em média, um salário mensal de R$ 700, estima o governador. “Os assentados só ganharão o título de propriedade da terra depois de participar por 10 anos do projeto”, afirmou. “Se a pessoa sair antes, não terá direito de vender a terra”, disse ele, acrescentando que o cultivo de mamona já ocupa uma área de 70 mil hectares no Piauí. (Fonte: Ministério da Agricultura)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram