JornalCana

Petróleo recua, com anúncio de plano de ajuda da IEA aos Estados Unidos

O preço do petróleo registra queda nesta sexta-feira, com o anúncio da IEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia) de que prepara um plano para enviar até dois milhões de barris de petróleo e derivados aos EUA.

O plano da agência pretende atenuar uma eventual escassez de combustível no país, devido à interrupção das atividades das plataformas e refinarias no golfo do México, atingidas pelo furacão Katrina.

Às 13h55 (em Brasília), o barril do petróleo cru para entrega em outubro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, estava cotado a US$ 67,40 (US$ 2,07 a menos que o valor do fechamento de ontem).

Com o risco iminente de falta de combustível no país, o presidente norte-americano, George W. Bush, pediu à IEA que liberasse suas reservas de emergência para abastecer os EUA e pediu aos americanos que economizem combustível.

Alemanha e França já manifestaram apoio ao plano da IEA. A Espanha anunciou que “em princípio” apóia a iniciativa da agência. A chegada dos primeiros carregamentos europeus aos EUA, no entanto, podem demorar ainda dez dias.

Os preços da gasolina também preocupam. O presidente Bush disse que haverá “tolerância zero” para aumentos artificiais de gasolina no país. A produção de petróleo e gasolina, no entanto, pode levar meses para se recuperar da destruição causada pelo Katrina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram