Mercado

Petrobras vende 18% mais gasolina

As vendas de gasolina da Petrobras cresceram 17,8% em 2010, na comparação com 2009, informou a estatal em comunicado ao mercado ontem. A nota não detalhou o volume total comercializado no ano passado. A estatal também informou que em dezembro foram registrados novos recordes de vendas de gasolina e QAV (querosene de aviação). Em dezembro, a comercialização de gasolina somou 1,966 milhão de metros cúbicos (399 mil barris por dia.

“Esse volume supera as vendas de março do mesmo ano, recorde anterior, em 50 mil metros cúbicos, quando o percentual de álcool anidro adicionado na gasolina estava reduzido de 25% para 20%”, afirmou a estatal em nota. Naquela oportunidade, houve uma escassez de etanol no mercado e o governo decidiu reduzir a mistura do anidro na gasolina.

Recentemente, a gasolina tem sido mais competitiva que o etanol na maior parte do país, em meio à entressafr a de cana na região centro-sul do Brasil, que responde pela grande maioria da produção nacional. “Contribuíram para este feito a sazonalidade típica do mês e a alta nos preços do etanol hidratado (usado nos carros flex) desde meados de junho, que tornou a gasolina o combustível de preferência para proprietários de veículos flex-fuel na grande maioria dos Estados brasileiros”, segundo a Petrobras.

Com a entressafra no Centro-Sul do país, que deverá ser mais prolongada este ano, provavelmente até abril, a Petrobras acredita que a gasolina continuará ganhando espaço no mercado de combustíveis. É vantagem econômica para o motorista abastecer o carro com etanol se o preço do combustível valer até 70% do preço da gasolina.

“As perspectivas para os próximos meses apontam para uma manutenção do aquecimento nas vendas, função da maior frota de veículos leves incorporadas ao longo de 2010 no mercado brasileiro (venda de 3,3 milhões de veículos) e da entressafra da cana-de-açúc ar”, destacou a estatal.

As vendas de QAV em dezembro totalizaram 585.450 metros cúbicos. O volume representa alta de 4,9% sobre o recorde de julho, com 557.860 metros cúbicos, informou a Petrobras.

Banner Revistas Mobile