Mercado

Petrobras supera meta anual para o biodiesel

As usinas de biodiesel de Candeias, na Bahia, e de Quixadá, no Ceará, operadas pela Petrobras Biocombustível, superaram suas metas de produção para 2008. As duas unidades chegam ao final deste ano com uma produção total de 8,8 milhões de litros de biodiesel entregues ao mercado, ultrapassando os 8 milhões de litros vendidos nos 10º e 11º leilões de biodiesel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

As duas usinas iniciaram sua produção em outubro deste ano, marcando a entrada da Petrobras na produção comercial do biocombustível. Em três meses, Candeias e Quixadá entregaram, cada uma, 4,4 milhões de litros de biodiesel. A Usina de Candeias, primeira a ser inaugurada no dia 29 de julho de 2008, já iniciou a entrega antecipada do biodiesel vendido no 12º leilão, contratado para o primeiro trimestre do próximo ano. Nesse leilão, a ANP concluiu a venda do produto pelo preço mínimo de R$ 2,40 por litro.

A terceira usina de biodiesel da Companhia está em fase de condicionamento operacional e deve iniciar sua produção em janeiro de 2009, no município de Montes Claros, em Minas Gerais. As três usinas juntas têm capacidade de produzir 170 milhões de litros de biodiesel por ano.

A Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), determinou, em 1 de julho deste ano, a adição obrigatória de 3% de biodiesel ao diesel comercializado no País. Prevê-se, ainda, a elevação do volume para 5% (B5), também de forma obrigatória, a partir 2013.

Banner Revistas Mobile