JornalCana

Petrobras produz menos em Campos

A Petrobras registrou queda de 6,2% na produção de petróleo da bacia de Campos no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da estatal.

A bacia de Campos é a maior região produtora da Petrobras e responde por cerca de 80% da produção nacional. A produção de petróleo da empresa caiu consecutivamente de janeiro a maio quando comparada aos mesmos meses do ano passado e registrou leve recuperação em junho.

“Houve uma concentração de paradas programadas para manutenção no primeiro semestre, principalmente em maio”, disse o gerente-geral de Exploração e Produção da Petrobras, José Luiz Marcusso.

Segundo ele, o atraso para a entrada em operação das plataformas P-43, P-48 e P-50 também contribuiu para a queda de produção. As três plataformas terão capacidade para produzir o equivalente a 480 mil barris diários, no total.

A média diária de produção da bacia de Campos no primeiro semestre 2004 caiu para 1,18 milhão de barris. No mesmo período do ano passado, a média diária chegou a 1,26 milhão de barris.

Na avaliação do especialista em petróleo da consultoria CBIE (Centro Brasileiro de Infra-Estrutura) Adriano Pires, o atraso deve-se à “politização” da Petrobras, que torna as decisões de investimento mais lentas.

“Na hora em que politiza o assunto, retarda. O enfoque, que deveria ser empresarial, passa a ser político. Sempre houve um viés político na Petrobras, mas esse processo se exacerbou no governo Lula.”

Pires acrescentou que a introdução da exigência mínima de conteúdo nacional nas contratações de serviços e na compra de equipamentos colaborou para os atrasos.

O gerente da Petrobras, no entanto, nega qualquer relação com a mudança nas licitações da empresa. Segundo ele, nenhuma das três plataformas com cronograma em atraso tem contratos com tal exigência. Duas delas estão sendo construídas em Cingapura. A P-43 e a P-48 estão com previsão para começar a produzir no último trimestre deste ano, mas a P-50 deve entrar em operação no ano que vem.

Marcusso disse ainda que a produção da bacia está se recuperando e espera que a produção nacional de petróleo feche 2004 igual à de 2003. “Nossa expectativa é que a produção diária deste ano fique de 1,54 milhão a 1,55 milhão de barris”, disse.

Na bacia de Campos, ele prevê produção de 1,245 milhão de barris diários neste ano. Em 2003, a média diária foi de 1,252 milhão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram