JornalCana

Petrobras: produção e estoque garantem tranqüilidade no abastecimento de petróleo e derivados

A Petrobras já produz 90% do petróleo necessário ao atendimento da demanda interna do país e a capacidade do Parque Nacional de Refino supera as necessidades de consumo no mercado interno, que hoje é da ordem de 1,74 milhão de barris de derivados por dia.

Em conseqüência, garante a estatal, apesar da guerra entre os países aliados aos Estados Unidos e o Iraque, a produção e o estoque existentes garantem tranqüilidade no abastecimento interno do petróleo e de seus derivados. “A capacidade de armazenamento de petróleo e derivados nos terminais e refinarias da Petrobras garantem a manutenção de estoque operacional suficiente para cobrir com tranqüilidade o abastecimento por um período compatível com o adotado pelos principais países industrializados”, afirma nota da estatal.

Embora a Petrobras não cite abertamente prazos, em entrevista recente, no Rio, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, foi enfática ao afirmar que, em caso de guerra, os estoques do país eram suficientes para garantir o abastecimento por cerca de 200 dias. Segundo a Petrobras, a situação hoje é bastante diferente da verificada quando da Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991, quando a produção nacional de petróleo atendia apenas a 54% da demanda interna.

A empresa esclareceu que as necessidades de importação de petróleo vêm sendo atendidas basicamente por fornecedores localizados na África e na América Latina, portanto, fora da área de conflito. Além disso, os volumes importados de países do Oriente Médio, principalmente da Arábia Saudita, podem, em caso de restrição de suprimento, ser substituídos por fornecedores de outras regiões, inclusive na América Latina, como já ocorreu em outras ocasiões.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram