JornalCana

Petrobras planeja liderar as vendas mundiais de etanol

Presidente da estatal confirma investimento de US$ 1,6 bilhão em dois alcooldutos. A Petrobras vai construir dutos para reforçar a vantagem competitiva do Brasil como o maior exportador de etanol do mundo, disse ontem em Londres o presidente da empresa José Sérgio Gabrielli. A estatal busca reduzir seus custos de distribuição investindo perto de US$ 1,6 bilhão nos primeiros dois dutos do mundo destinados ao etanol que transportarão o biocombustível do interior do País aos portos para exportação.

O investimento faz parte do plano da Petrobras de assumir a liderança no mercado global de biocombustíveis. Isso ampliará nossa vantagem competitiva mais ainda nos termos de custo de distribuição, disse Gabrielli numa entrevista em Londres. A Petrobras prevê rápido crescimento dos biocombustíveis nos próximos 13 anos, que se expandirão de menos de 5% do consumo mundial de combustível para cerca de 25% em 2020, disse o executivo.

Se o etanol for transportado via dutos em vez de caminhões, pode facilmente reduzir os custos de transporte em 20% a 30% por metro cúbico, conforme as estimativas da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, ou Unica. O Brasil já é beneficiado pelos custos de distribuição comparativamente menores do que os dos Estados Unidos, o maior produtor de etanol do mundo, porque mais de 70% dos produtores brasileiros de etanol estão localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais, numa região próxima dos principais mercados internos de consumo e de terminais de exportação.(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 2)(Dow Jones Newswires)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram