JornalCana

Petrobras inicia produção de etanol (E3) ao Japão

A Petrobras iniciou nesta terça-feira (3) a produção de etanol brasileiro para ser misturado à gasolina (3% de etanol e 87% de gasolina – E3) e distribuído ao mercado japonês. A planta, localizada no Japão, foi concebida pela joint venture Brazil Japan Ethanol (BJE), formada pela estatal brasileira e pela Japan Alcohol Trading.

A capacidade de produção é estimada em até 3 milhões de litros de E3 por mês. A fornecedora da gasolina para o projeto será a refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa, cuja participação da Petrobras chega a 87,5%. A planta faz parte do Projeto Sodegaura, uma parceria entre a BJE e o Ministério do Meio Ambiente do Japão.

O combustível será distribuído em postos independentes, que concentram 40% do mercado japonês de gasolina. A Petrobras informou que o primeiro carregamento de E3 foi entregue ao posto de gasolina do Parque Shinjuku, em Tóquio. O objetivo é mostrar a viabilidade técnica e econômica do combustível renovável para o empresariado local. No Brasil, a gasolina tem 25% de etanol anidro. Os veículos brasileiros rodam com 100% de etanol hidratado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram