JornalCana

Petrobras faz teste com biodiesel na Antártida

A Petrobras fará pesquisas sobre o uso de biocombustíveis sob baixíssimas temperaturas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), da Marinha brasileira na Antártida. O diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, explicou que a pesquisa vai testar o uso de biodiesel e etanol sob as situações de clima mais rigoroso do planeta. Os estudos serão parte de acordo de cooperação assinado ontem entre a Petrobras e a Marinha. O acordo, que prevê investimentos de R$ 3 milhões da empresa, terá duração de quatro anos e tem como objetivo a implantar um novo sistema de recebimento de combustíveis, “contínuo, rápido e seguro contra vazamentos” para a EACF. Em contrapartida, a empresa realizará pesquisas de combustíveis renováveis no local.

Costa explica que, hoje, o abastecimento da EACF é feito com a utilização de pequenas balsas, o que torna o processo muito lento. O novo sistema prevê a instala! ção de um carretel de cerca de mil metros de tubo flexível retrátil, cuja extremidade será conectada ao navio em operações de descarga de combustível. O diretor observou que os combustíveis fornecidos pela Petrobras à EACF – diesel, óleo combustível e querosene de aviação – são adequados para suportar baixas temperatura.

Segundo ele, as pesquisas com combustíveis renováveis que serão realizadas na Antártida visarão, inicialmente, o uso local, mas admite que nada impede que os produtos a serem desenvolvidos possam ser deslocados para outros mercados, como para aquecimento na Europa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram