JornalCana

Petrobras faz sua 1ª remessa de álcool para os EUA

A Petrobras exportou sua primeira carga de álcool para os Estados Unidos na semana passada, informou o diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa. Segundo ele, foram enviados 12 milhões de litros para uma trading norte-americana.

“O volume ainda é muito insignificante, perto dos cerca dos 2,8 bilhões que o Brasil exportou no ano passado, mas temos perspectivas de muitos negócios com entre a Petrobras e o mercado americano”, disse o diretor. Ele admitiu, inclusive, que a estatal já estuda a aquisição de tanques de armazenagem de álcool em território americano.

Segundo Costa, a estatal também deve embarcar nos próximos dias uma carga de 20 milhões de litros de álcool para a Nigéria, repetindo o que já fez no ano passado. Outra perspectiva de contrato é com a Venezuela. No ano passado, explicou o diretor, a Petrobras embarcou para o país vizinho um total de 150 milhões de litros negociados no mercado à vista. Nas próximas semanas, pretende fechar um contrato fixo para a exportação de 20 milhões de litros mensais por um período de um ano, prorrogável por mais um ano.

No total, a Petrobras quer exportar em 2007 um volume de 850 milhões de litros, que deverão chegar a até 3,5 bilhões em 2011, quando já estiver valendo a parceria com a Mitsui para embarque do combustível para o Japão. Segundo Costa, o acordo com a Mitsui está sendo finalizado e ainda depende de regulamentação da legislação japonesa para adição de álcool à gasolina. Além disso, explicou, a Petrobras quer colocar o combustível proveniente da cana-de-açúcar nas usinas térmicas japonesas.

Para isso, pretende iniciar em agosto testes locais na Usina Termelétrica Barbosa Lima Sobrinho, no Rio, com a utilização desse combustível. “Seria uma alternativa altamente viável para substituir o gás natural ou mesmo o óleo combustível numa emergência no Brasil”, sinalizou. Segundo ele, o álcool “tem se demonstrado competitivo nessa forma de geração de energia”, mas um maior nível de detalhamento técnico só será possível com os testes na usina.

Costa também informou que estão avançando as negociações da Petrobras com grupos interessados em investir em novas usinas de produção de álcool no País. A Petrobras, em parceria com a Mitsui, tem interesse em participar com no máximo 20% do capital acionário de cerca de 40 novos empreendimentos nessa área, que estarão localizados entre os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

“A idéia é assinar contratos e tocar as obras para que em 2009 já esteja sendo produzido o álcool a ser exportado para o Japão”, afirmou o diretor, que participou hoje da assinatura de convênio entre a Petrobras e o Senai para a capacitação de três mil profissionais que vão atuar no complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Bolívia

O diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras reiterou hoje que o acordo para a venda das refinarias da estatal na Bolívia foi “vantajoso”. Segundo ele, apesar desse “acerto” com o governo boliviano, a estatal mantém suspensos os investimentos no país. “Cada caso terá de ser analisado isoladamente. Nossa preocupação hoje com relação à Bolívia é com relação a garantir o volume de gás natural estabelecido no contrato, que é de 30 milhões de metros cúbicos até 2019”, informou o diretor, que participou de assinatura de convênio para a capacitação de trabalhadores para o Comperj, no Rio.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram