JornalCana

Petrobras estuda vender etanol em Portugal

O jornal português Diário Económico informa nesta segunda-feira (5) que a Petrobras estuda vender etanol (álcool combustível) com marca própria em Portugal. Segundo o jornal, o combustível poderia ser comercializado nos postos que a empresa portuguesa Galp comprou da americana ExxonMobil.

A ExxonMobil vendeu a sua rede em Portugal e na Espanha à Galp, mas como a empresa portuguesa tem uma quota de mercado de 35% a incorporação dos 44 postos da empresa em Portugal poderá ser barrada na Autoridade da Concorrência, o regulador dos mercados portugueses. Os outros principais concorrentes, a British Petroleum e a Repsol, têm 20% do mercado.

Atualmente, Portugal está longe de atingir a sua meta de biocombustíveis. O governo português propôs antecipar para 2010 o objetivo europeu de ter 10% dos combustíveis a partir de energias renováveis, o que nos demais países da União Européia está previsto para 2020.

Mas o preço das matérias-primas fez com que a produção desse combustível e seis fábricas de biodiesel a partir de óleos vegetais interrompessem sua produção, e novos investimentos estão congelados. Mesmo com essas fábricas funcionando, o total de biocombustíveis do ano passado ficou em 3% do total de combustíveis do país.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram