JornalCana

Petrobras estuda entrar na produção de álcool

A estatal brasileira Petrobras estuda a possibilidade de produzir álcool combustível a partir da cana-de-açúcar, em resposta à crescente demanda, disse um executivo da companhia nesta quarta-feira.

A Petrobras já atua no transporte e distribuição do álcool para os mercados interno e externo.

“Ainda não existe decisão formal do conselho da Petrobras … Estamos estudando a possibilidade, disse Nilo Carvalho Vieira Filho, gerente-executivo de Marketing e Negócios da companhia, ao Reuters Global Biofuel Summit.

Falando da sede da empresa, no Rio de Janeiro, Carvalho disse que a Petrobras busca tirar vantagem da crescente demanda internacional por fontes alternativas de energia.

Ele lembrou que, desde a crise nos preços do petróleo na década de 70, a Petrobras esteve envolvida no desenvolvimento do álcool, inicialmente para o consumo interno.

“O Brasil possui um tempo favorável, a tecnologia e os menores custos de produção, afirmou. “Estamos procurando novos clientes, abrindo novas fronteiras globais.

Carvalho disse que a Japan Ethanol Trading, uma joint-venture “fifty-fifty entre a Petrobras e uma trading japonesa estatal, está desenvolvendo o mercado japonês de etanol.

Comentando uma reportagem da Reuters de Tóquio, sobre as importações japonesas de ETBE da França para misturar com a gasolina, Carvalho disse que este fato não excluía o álcool brasileiro, pois a demanda de energia é muito alta.

A Petrobras já está exportando álcool para a Venezuela e espera comercializar o combustível com a Nigéria e com os países da Escandinávia neste ano.

“Todos os dias recebemos interesse de compra de novos países, acrescentou.

A companhia também está oferecendo assistência técnica para o uso do etanol, em acordos com a África do Sul, Venezuela e a Nigéria.

Os Estados Unidos possuem capacidade para encontrar suas próprias soluções, mas a Petrobras possui longa experiência com o etanol combustível e ela está disponível, caso isso seja necessário, disse Carvalho.

Por exemplo, continuou ele, a Petrobras poderia mostrar como o mesmo duto poderia ser usado para transportar gasolina e etanol.

Carvalho disse que as exportações de álcool da Petrobras devem aumentar para 850 milhões de litros em 2007, ante 120 milhões de litros no ano passado.

As exportações incluíram embarques para os Estados Unidos, diretamente ou via Caribe, região que tem acesso preferencial ao mercado dos EUA. Ele observou que as vendas só não aumentaram mais devido às barreiras tarifárias norte-americanas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram