JornalCana

Petrobras e BB assinam convênio para financiar agricultor familiar

A Petrobras Biocombustível e o Banco do Brasil assinaram, no dia 9 deste mês, o convênio de integração – BB Convir – voltado para financiar a agricultura familiar. Cerca de 60 mil famílias de pequenos agricultores poderão ter acesso à linha de crédito. Serão destinados R$ 90 milhões ao cultivo de oleaginosas, como mamona e girassol, para a produção de biodiesel nas usinas de Quixadá (CE), Montes Claros (MG) e Candeias (BA).

Além de viabilizar condições de acesso ao crédito, por meio desta parceria firmada com o Banco do Brasil, a Petrobras Biocombustível assegura a compra da produção das oleaginosas. Na prática, o produtor terá dinheiro para investir na produção e a certeza de um comprador. A garantia de compra não é apenas para uma safra, mas para os próximos cinco anos, como prevê os contratos firmados entre a Companhia e os agricultores.

A Petrobras Biocombustível encaminhará ao Banco do Brasil a relação dos agricultores interessados no financiamento. Os procedimentos operacionais serão executados por empresas de assistência técnica e cooperativas contratadas pela Companhia e credenciadas junto ao banco. Poderão participar do convênio agricultores familiares de oito estados (Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia e Sergipe).

A Companhia garante também o fornecimento de sementes, assistência técnica e logística para transporte da produção. Os agricultores conveniados assumem o compromisso de entrega de sua produção à Petrobras Biocombustível que, por sua vez, garantirá a compra dessa produção por preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram