JornalCana

Petrobras dobrará produção em maior fábrica de biodiesel

A Petrobras anunciou hoje um investimento de R$ 66 milhões em um projeto para dobrar a capacidade de produção em sua maior fábrica de biodiesel no país.

A empresa informou em comunicado que o investimento permitirá elevar a capacidade de produção na fábrica de Candeias, na Bahia, dos atuais 108,6 milhões de litros por ano para 217,2 milhões de litros.

A fábrica de Candeias, inaugurada em 2008 e a primeira fábrica de produção de biodiesel da Petrobras, foi responsável por 35,7% do biodiesel produzido pela empresa. Dos 157 milhões de litros de biodiesel já produzidos pela Petrobras desde 2008, 56 milhões saíram de Candeias.

O biodiesel é um derivado de oleaginosas como a soja, o rícino, o girassol e o coco com o qual Brasil pretende incentivar a produção de pequenos agricultores e reduzir as emissões de gases poluentes provenientes de outros combustíveis.

Para incentivar a produção deste combustível vegetal, uma lei obriga os distribuidores a misturar 4% de biodiesel em cada litro de diesel mineral vendido.

A intenção do Governo é impulsionar tanto a produção como o consumo para que o combustível alternativo ao diesel possa ser tão difundido como o álcool, que já é mais consumido que a gasolina no Brasil.

O início das obras para duplicar a produção de Candeias foi anunciado hoje em cerimônia na qual participaram o governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o presidente da subsidiária Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto.

A fábrica de Candeias foi inaugurada em julho de 2008 com uma capacidade inicial de 57 milhões de litros por ano, que em novembro passado foi elevada em 90% até os atuais 108,6 milhões de litros por ano.

A empresa também pretende aumentar a capacidade de produção de biodiesel nas fábricas de Quixadá, no Ceará, ! e de Montes Claros, em Minas Gerais.

A ampliação de Candeias teve prioridade devido à localização estratégica, “que facilita a recepção de insumos e a distribuição do produto nos grandes mercados” do Brasil.

A fábrica de Candeias processa a produção de oleaginosas de 27,5 mil pequenos agricultores nos estados da Bahia e do Sergipe. EFE cm/sa

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram