JornalCana

Petrobras deve intermediar exportação de álcool ao Japão

A Petrobras deverá atuar como intermediária na exportação de álcool para o Japão. Caso o projeto se confirme, a empresa será responsável pelo transporte e comercialização do álcool.

Nesta semana, o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, chegou ao Brasil para uma visita de três dias. Acompanhado do governador paulista Geraldo Alckmin, Koizumi conheceu projetos financiados por bancos japoneses.

A maior economia da Ásia discute a aprovação da mistura de álcool à gasolina para diminuir a emissão de gás carbônico. O Brasil seria um forte candidato para suprir essa demanda. O Ministério de Minas e Energia e o da Agricultura estão coordenando as negociações, de acordo com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

O que está se desenhando é que a Petrobras deve gerar um contrato de compra de álcool entre a empresa e os usineiros, mas isso ainda é embrionário, afirmou Paulo Roberto Costa. Segundo o diretor, toda a área de comercialização seria feita pela área de Abastecimento e o transporte, pela Transpetro.

Para Costa, o governo japonês quer contar com uma empresa de grande porte que dê garantias. A exportação poderia ser destinada a outros países também. Segundo o diretor, a China, a Índia e a Coréia já sinalizaram interesse no álcool brasileiro. A área de Abastecimento tem total condição de ampliar sua atuação e contar com uma área de álcool, disse.

O prazo para viabilização do negócio ainda é incerto. Segundo Costa, embora o Brasil tenha condições de aumentar a área plantada e de fornecer álcool, a indústria automobilística japonesa deverá passar por modificações e poderá haver mudanças também na área ambiental.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram