JornalCana

Petrobras contrata a construção de usinas de biodiesel

RIO – A Petrobras anunciou, por meio de nota, ter aprovado nesta quinta-feira a contratação da empresa de engenharia Intecnial S.A. para implementação das plantas de produção de biodiesel que serão instaladas nas cidades de Candeias, na Bahia; Montes Claros, em Minas Gerais; e Quixadá, no Ceará. A companhia investirá cerca de R$ 227 milhões na construção das usinas.

A empresa contratada utiliza a tecnologia da americana Crown Iron Works, uma das líderes mundiais em engenharia de processamento de sementes e óleos vegetais.

As três unidades já receberam as Licenças Prévias (LPs) e as obras começarão logo após a emissão das Licenças de Instalação (LI), o que deve acontecer nos próximos dias. Todas as Licenças são emitidas pelos órgãos ambientais dos respectivos estados.

O processo de licitação, que teve início no dia 24 de julho, foi realizado através de carta-convite. Foram convidadas quatro empresas com tecnologia e experiência internacional de construção de plantas de biodiesel de grande porte.

Os principais critérios utilizados para a escolha da melhor proposta foram: performance das unidades de produção de biodiesel na fase de operação, tecnologia e capacidade de construção e montagem das plantas, além do melhor preço, considerando a vida operacional das usinas.

BIODIESEL – As unidades terão capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel por ano e serão inauguradas até fim de 2007. Os principais insumos para produção de biodiesel serão o álcool, os óleos vegetais (algodão, soja, mamona e dendê) e gordura animal.

Outras oleaginosas como girassol, amendoim e gergelim também estão sendo estudadas. A produção será desenvolvida no entorno de cada planta industrial e poderá gerar emprego e renda para até 70 mil famílias.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram