JornalCana

Petrobras assina convênio de assistência a agricultor familiar

Com o objetivo de ampliar a prestação de serviços de assistência técnica aos agricultores familiares que fornecem matéria-prima para a Usina de Biodiesel de Quixadá, no Ceará, a Petrobras Biocombustível assinou na terça-feira (7) convênio internacional com a empresa alemã de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce).

Segundo nota divulgada nesta quarta-feira (8) pela Petrobras, o convênio – o primeiro assinado pela subsidiária da estatal brasileira – viabilizará “o incremento do trabalho de apoio à organização social e o fortalecimento da agricultura familiar no Ceará, de forma sustentável”.

Pelo convênio, serão disponibilizados 47 técnicos e consultores dos parceiros, que atuarão no desenvolvimento das atividades dos agricultores por um período de dois anos, beneficiando cerca de oito mil agricultores familiares do sertão do Ceará.

A Petrobras informou, ainda, que a GTZ contribuirá com sua experiência em atividades de apoio à agricultura familiar. A GTZ é uma empresa pública de direito privado alemã, que gerencia projetos de cooperação técnica em parcerias com instituições públicas e privadas em várias partes do mundo.

A usina de Quixadá está localizada no município do mesmo nome e tem capacidade de produção de cerca de 57 milhões de litros de biocombustíveis por ano.

Além dela, a estatal conta, ainda, com a usina de Candeias, na Bahia. Uma terceira unidade está em fase final de montagem no município de Montes Claros, em Minas Gerais. Juntas, as três unidades terão capacidade de produzir até 170 milhões de litros do produto por ano.

No último dia 3, a Petrobras Biocombustível deu início à entrega da sua produção comercial de biodiesel. O carregamento, com 44,78 mil litros de combustível, foi produzido na Usina de Candeias. A entrega faz parte da produção vendida nos leilões de biodiesel da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ao todo, foram vendidos 8 milhões de litros de biodiesel.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram