JornalCana

Petrobras assina contratos para a compra de cerca de R$ 50 milhões em biocombustível

SÃO PAULO – Em uma operação que deve consumir cerca de R$ 50 milhões no total, a Petrobras assinou hoje contratos de compra de 65,3 milhões de litros de biodiesel com as empresas Agropalma, Granol, SoyMinas e Brasil Ecodiesel. Este primeiro lote de biodiesel — a ser entregue até 31 de dezembro de 2006 — foi adquirido pela Petrobras por meio de leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em dezembro de 2005.

Serão 35,4 milhões de litros comprados da Brasil Ecodiesel, 4,6 milhões de litros/ano da Agropalma, 8,1 milhões de litros da Soy Minas e 17 milhões de litros/ano da Granol.

Segundo informou a petrolífera, o biodiesel adquirido será misturado ao diesel comercializado pelas distribuidoras. “Desta forma, a companhia antecipa-se à Lei 11.097/05, que dispõe sobre a introdução deste biocombustível na matriz energética brasileira”, afirma a nota enviada pela estatal. A Lei prevê a obrigatoriedade da adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final em todo o país a partir de 2008. “Os volumes contratados hoje marcam o inicio da adição do novo combustível ao diesel para que até 2008 seja alcançado o percentual estabelecido”, enfatiza.

A assinatura do contrato foi concretizada esta manhã no Palácio do Planalto. Participaram da solenidade o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, e do Desenvenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, e representantes das empresas fornecedoras.

Produzido a partir de plantas oleaginosas, como mamona, dendê, girassol, soja e nabo forrageiro, o biodiesel é um combustível renovável que traz benefícios ambientais por ser uma tecnologia “limpa”.

Além das vantagens ambientais, a Petrobras fala da preocupação com o fator social. “O produto adquirido será fornecido por empresas detentoras do selo “Combustível Social”, que identifica produtores de biodiesel que promovem a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, por meio da geração de renda para agricultores familiares enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e que atendem às especificações técnicas determinadas pela ANP”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram