JornalCana

Petrobras apresenta projeto de alcoduto em audiência pública

A PMCC (Petrobras, Mitsui, Camargo Correa), empresa de consultoria ligada à Petrobras, realizou nesta segunda-feira (17), em Ribeirão Preto, SP, uma audiência pública para discutir a implantação do Sistema de Escoamento Dutoviário de Álcool e Derivados (Seda), alcoduto com 682 quilômetros de extensão para escoamento de bioetanol produzido em usinas do Centro-Oeste e Sudeste, até portos em São Paulo e Rio de Janeiro.

A audiência, promovida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), reuniu cerca de 250 pessoas no auditório do Cenacon. Diretores do Ibama e da Petrobras apresentaram o projeto a autoridades, jornalistas e representantes de prefeituras da região por onde o alcoduto vai passar, segundo planos da estatal, já em 2010.

Com a implantação do poliduto, pelo menos 1,2 mil viagens diárias de caminhão para transporte do etanol deixarão de acontecer. Durante a fase de implantação do Seda, é estimada a geração de cerca de 4,6 mil empregos diretos e 19 mil indiretos. O investimento previsto para a implantação do projeto é de aproximadamente US$ 1 bilhão.

Em 2010, o sistema deverá transportar 12 milhões de m³ do biocombustível, de Uberaba, MG, a Paulínia, SP, de onde sairão outros 6 milhões de m³ para terminais portuários em São Paulo e Rio de Janeiro. Desses 6 milhões de m³, 2 milhões de m³ vão para o porto de São Sebastião, SP. O restante será escoado para o terminal de Ilha D`Água, no Rio.

Do total de 682 quilômetros de dutos, 140 quilômetros pertencem ao trecho já existente que liga Taubaté a São Sebastião. O restante traçado é referente ao corredor de 542 quilômetros a ser implantado nas faixas de dutos existentes do São Paulo/Brasília (Osbra) e do Campinas/Rio de Janeiro (Gascar).

O poliduto contará com três centros coletores, em Uberaba, Ribeirão Preto e Paulínia, e uma estação de bombeamento em Taubaté. Também serão feitas adaptações nas instalações da Replan (Refinaria de Paulínia) e dos terminais de Guararema e São Sebastião, ambos em São Paulo. O projeto já prevê a ampliação do alcoduto para Senador Canedo, em Goiás.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram