JornalCana

Petrobras anuncia venda de álcool anidro à Nigéria

A Petrobras anunciou ontem (dia 25) que fechou contrato para exportar álcool anidro para a Nigéria. A primeira carga com o combustível, de 20 milhões de litros, será embarcada já no próximo mês de fevereiro pelo terminal da companhia localizado em Ilha DÁgua, no Rio de Janeiro. O contrato foi acertado com a NNPC (Nigerian National Petroleum Corporation), a companhia estatal nigeriana de petróleo.

Em agosto de 2005, as duas companhias assinaram um memorando de entendimentos para que a Petrobras auxiliasse a estatal nigeriana a implantar o programa de mistura de álcool na gasolina naquele país. Apesar de ser um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, a Nigéria é grande importadora de gasolina, uma vez que sua capacidade de refino é menor que o consumo. Com a mistura do álcool na gasolina, o país africano pretende aumentar suas reservas de petróleo de olho no mercado externo. O governo pretende implementar no mercado local a mistura de 10% de álcool na gasolina, cujo consumo diário está em cerca de 30 milhões de litros.

Atualmente, a produção de álcool da Nigéria gira em torno de 100 milhões de litros por ano, mas as vendas ainda estão restritas às indústrias químicas e de bebidas.

Antes do acordo com a Nigéria, a Petrobras já havia fechado contrato para exportar álcool para a Venezuela, também um dos maiores países produtores de petróleo do mundo. Os venezuelanos têm igual interesse em adotar a mistura do álcool anidro à gasolina.

Entre 2005 e 2006, a Petrobras exportou cerca de 100 milhões de litros de álcool anidro para a Venezuela. A estatal brasileira trabalha com a expectativa de exportar, no total, cerca de 3,5 bilhões de litros de álcool entre 2007 e 2011. A exportação brasileira de álcool ficou em torno de 3,3 bilhões de litros no ano passado. Além de acordos com a Nigéria e Venezuela, a Petrobras também negocia contratos semelhantes com a China e Japão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram