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Petrobras abandona paridade internacional para definir o preço da gasolina e diesel

Regra estava em vigor desde 2016 e acompanhava as oscilações internacionais

Petrobras abandona paridade internacional para definir o preço da gasolina e diesel

A Petrobras aprovou nesta segunda-feira (15), uma nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina, em substituição à política de preço dos combustíveis comercializados por suas refinarias.

Com a decisão, a companhia não usará mais a paridade internacional como base principal para os reajustes, política que estava em vigor desde 2016, pela qual, o valor dos combustíveis no mercado interno acompanhava as oscilações internacionais.

A partir de agora, os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

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De acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (16), a mudança possibilita à Petrobras ter mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.

A nota diz que a estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes. Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável. 

“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

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A precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia. “A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com sua sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado”, conclui a empresa.