JornalCana

Pesquisas em cana serão apresentadas em workshop sobre uso da água na agricultura

O uso eficiente da água na agricultura é tema do workshop “Water Use Efficiency Workshop” que acontece de quarta a sexta-feira (19 a 21/06), no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília (DF). Durante o workshop, pesquisadores apresentarão trabalhos desenvolvidos no Brasil e Austrália com as seguintes culturas: algodão, amendoim, café, cana-de-açúcar, soja, trigo e uva, além de resultados de novos métodos de experimentação e de biotecnologia aplicada à tolerância à seca.

O workshop reunirá cerca de 50 especialistas da Embrapa e do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – CSIRO, órgão de pesquisa da Austrália. O evento é promovido pela Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Empresa, e tem por objetivo identificar oportunidades de parcerias estratégicas em pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando a aumentar a eficiência do uso da água por espécies vegetais de importância para o Brasil e Austrália. O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Souza, diz que “esse é um tema muito relevante atualmente, inserido no contexto da sustentabilidade”.

Isso porque, a irrigação de lavouras é a atividade produtiva que mais consome água doce, superando inclusive o uso industrial. Além disso, a expectativa da Agência Nacional de Águas (ANA) é que, até 2020, a área de agricultura irrigada no Brasil chegue a 5,8 milhões de hectares – um incremento de 58% em relação a 2005. “Algumas formas de reduzir o impacto dessa expansão são o desenvolvimento de métodos mais eficientes de irrigação ou de variedades que consumam menos água”, explica.

O uso da biotecnologia como ferramenta para obter plantas mais tolerantes à seca e eficientes no consumo de água, métodos de manejo da irrigação e fenotipagem de plantas em condições de seca, serão os principais temas abordados pelos pesquisadores da Embrapa e do CSIRO.

img7121

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram