JornalCana

Pesquisadores identificam bactérias capazes de matar fungos causadores de doença na cana

Em laboratório as bactérias eliminaram os fungos que provocam a doença da cana chamada “podridão de abacaxi”

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Biorrenováveis do Brasil conseguiram isolar bactérias capazes de combater o fungo chamado “podridão abacaxi”, causador da doença do mesmo nome que ataca a cana-de-açúcar.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do trabalho, Juliana Velasco de Castro Oliveira, a incidência desse tipo de fungo aumentou com o avanço da mecanização na cultura da cana. “Com os cortes, o fungo encontra facilidade de entrar na cana e causar a doença chamada podridão abacaxi, nome dado porque o fundo exala um cheiro que lembra o cheiro do abacaxi”, explica.

Com a pesquisa, ainda na fase de laboratório, observou-se que uma bactéria isolada do solo, foi capaz de combater esse fungo, diminuindo a incidência da doença.

LEIA MAIS > Usina de etanol de milho do Mato Grosso do Sul está pronta para operar

“A gente sabe que o surgimento da doença está atrelado a épocas de plantio inadequado, como por exemplo, quando planta no período seco, de temperatura mais baixa, esse fungo tem mais probabilidade de se desenvolver “. Explica sobre uma das formas no surgimento da doença.

Apesar dos testes ainda se encontrarem em fase laboratorial, a pesquisadora acredita que a bactéria em estudo, possa aturar com eficiência em diversas variedades de cana.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram