Mercado

Pesquisadores discutem alternativas de plantio durante a entressafra

Pesquisadores do Pólo Regional do Centro Leste, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam hoje, 15 de fevereiro, na Estação Experimental da Coplana (Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba), um Dia de Campo sobre Plantio Direto de Culturas Comerciais e Adubos Verdes na Renovação de Cana Crua. O evento, que está sendo realizado em uma área de plantio de cana-de-açúcar, servirá como experimento para avaliar as vantagens no cultivo de outras culturas com o emprego de três tipos diferentes de cultivo: plantio direto, convencional e mínimo.

De acordo com os organizadores, a área reservada à realização do Dia de Campo foi dividida em quatro estações. Os participantes visitarão os locais, que abrigam os experimentos com as sugestões apresentadas pelos pesquisadores. Haverá discussão e avaliação sobre a viabilidade para a implantação desses trabalhos. Durante o evento, os produtores vão conhecer um pouco mais sobre o sistema de plantio direto utilizando a soja, girassol, e amendoim, o que pode contribuir para aumentar a renda nas pequenas propriedades rurais.

O sistema de plantio direto, uma das técnicas mais utilizadas, consiste em não remexer a terra, ou seja, não arar e gradear, e plantar uma outra cultura no mesmo local. Para isso usa-se herbicida, preparando a terra para o cultivo dessas culturas comerciais, fazendo o plantio em cima da palha de cana-de-açúcar, por exemplo. “O plantio de soja, amendoim e girassol, surge como uma alternativa aos produtores rurais que cultivam cana-de-açúcar, pois no período da entressafra poderão utilizar a terra para obter lucro com outras culturas”, afirma o pesquisador Denizart Bolonhezi, responsável pela organização do evento.

Segundo a pesquisadora científica da área de melhoramento genético do Pólo Regional do Centro Leste, Sandra Helena Uneda Trevisoli, entre novembro a março, as áreas podem ser utilizadas para o cultivo de outras culturas, como a soja, o girassol, e o amendoim. Durante o Dia de Campo, os pesquisadores falarão sobre experiências com a soja IAC 23, o girassol IAC-Iarama, e amendoim. “O IAC-23 é um tipo de soja de ciclo precoce que é uma das alternativas para a plantação na renovação de cana-de-açúcar”, explica a pesquisadora.

Banner Revistas Mobile