JornalCana

Pesquisadores analisam impactos de novas tecnologias no setor

Na última semana, um grupo de pesquisadores da Unicamp – Universidade de Campinas apresentou em Ribeirão Preto para o Grupo Fitotécnico de Cana de Açúcar do IAC um estudo sobre Gestão do Conhecimento.

Os estudiosos analisaram o histórico e resultados do projeto desenvolvido pelo GEOPI-Unicamp; instrumentos de socialização do conhecimento e relatos testemunhais de parceiros do projeto.

O trabalho foi feito junto às 37 usinas filiadas ao Grupo Fitotécnico e outras usinas e instituições do país durante três anos.

Segundo Marcos Landell, diretor do Centro Apta Cana IAC, os pesquisadores analisaram os principais impactos: econômicos, sociais e ambientais e chegaram a conclusão que o software inédito gerou importante contribuição para o segmento acabando com a idéia retrógrada de que o setor não investe em capacitação e novas tecnologias. “O maior impacto foi na capacitação profissional que gera novas variedades, alocação de ambientes. Os pesquisadores perceberam que o manejo produz maior impacto do que a variedade aplicada”, explica.

Os pesquisadores que apresentaram o trabalho em Ribeirão Preto e na Holanda, é formado por Sérgio Salles Filho, André Furtado, Maria Beatriz Bonacelli, Adriana Bin, Mauro Zackiewicz e Mírian Hasegawa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram