JornalCana

Pesquisador lança livro sobre solos com informações inéditas para o setor

A 3ª edição do livro Pedologia Fácil, do pesquisador de solos do IAC, Hélio do Prado, traz diversas novidades: como cálculos do valor da terra, intervalos hídricos pedológicos e legenda prática de solos.

Segundo o autor, o livro apresenta cálculos do valor da terra para compra com base no tipo de solos e estradas de acesso e não com base nos valores do corretor como é comum. “Com esse recurso o comprador paga o que realmente vale a propriedade porque é muito importante avaliar o tipo de solo e a qualidade da estrada que dá acesso a ela”, ressalta Prado que esteve hoje pela manhã na redação do JornalCana.

A publicação traz também os intervalos hídricos pedológicos (IHP) para cada tipo de solo considerando as épocas de colheitas no início, meio e final de safra de cana-de-açúcar. “Esta informação é muito importante no manejo varietal de cana quanto ao aproveitamento da água no ciclo da planta”, diz.

Já na legenda prática de solos do Ambicana, cada simbologia relaciona-se com o secamento da cana-de-açúcar ao longo do tempo.

Há uma informação inédita neste livro sobre os ambientes de produção de cana para as condições de solo e clima da região Nordeste. “Em comparação com o Centro-Sul, a tabela de ambientes do Nordeste considera valores inferiores em TCH na média de cinco cortes, porque a deficiência hídrica é bem maior do que do Centro-Sul. No ambiente mais favorável do Nordeste supera as 85 toneladas por ha e no desfavorável é menor que 45 toneladas por ha”, lembra o pesquisador.

Mais informações na livraria virtual da Fundag http://www.fundag.br/; fundag@fundag.br. Mais informações sobre solos: www.pedologiafacil.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram