JornalCana

Pesquisador defende agenda comum entre Brasil e Holanda

A realização de um evento na Holanda, em outubro, com a participação de sete técnicos brasileiros com especialização na área de biocombustíveis, foi anunciada na sexta-feira, 15 de julho, pelo professor holandês Peter Zuurbier, que esteve visitando o Simtec, em Piracicaba, SP, a convite do Pólo Nacional de Biocombustíveis. Zuurbier, que é conselheiro da Universidade de Wageningen e pesquisador de um centro de pesquisa para negócios internacionais, defendeu a criação de uma agenda comum entre Brasil e Holanda na área de biocombustíveis, o que inclui a colaboração entre as comunidades acadêmicas dos dois países.

O pesquisador – que atua, também, como uma espécie de consultor do governo holandês em acordos para a utilização de combustíveis renováveis – acredita que o Brasil competirá com os Estados Unidos na produção de biocombustível. Em relação às barreiras tarifárias para a importação de produtos brasileiros, principalmente os considerados “bens ambientais”, ele afirma que a redução de taxas será um processo natural. “É uma obrigação global a criação de condições para a comercialização de biocombustíveis”, ressaltou.

A agenda de Zuurbier, em sua visita ao Brasil, incluiu também conversações com o ministro Roberto Rodrigues, sobre um projeto que avalia o impacto do agronegócio na região do cerrado brasileiro, considerando práticas de sustentabilidade.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram